Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Cavalo de Troia

| 19/05/2021, 10:07 h | Atualizado em 19/05/2021, 10:14
Painel

Folha de São Paulo

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

Apesar de a cúpula da CPI da Covid ter anunciado que pretendia contar com ajuda de delegados da Polícia Federal, a comissão não mexeu mais no assunto.

Nos bastidores, senadores dizem não se sentir confortáveis com a presença de alguém da PF. A oposição afirma ver o órgão alinhado a Jair Bolsonaro e diz temer vazamentos ao Palácio do Planalto. Governistas, de outro lado, argumentam que membros da comissão têm medo de que a presença da PF ajude a chegar em desvios dos estados.

Sai do pé
Até o momento, somente técnicos do TCU (Tribunal de Contas da União) foram chamados. Em 2017, na CPMI da JBS, última comissão de maior relevo no Congresso Nacional, dois delegados foram enviados pelo então diretor-geral da corporação Leandro Daiello.

Autonomia
Assim como as direções anteriores, a atual cúpula da Polícia Federal tem defendido que não há interferência política e que o trabalho do órgão é técnico.

Não é...
O presidente da Associação Brasileira da Indústria Química, Ciro Marino, elenca a decisão do STF que autorizou estados e municípios a tomar medidas na gestão do combate à Covid-19 como uma das causas dos problemas nos estoques de oxigênio durante a pandemia. A entidade representa as empresas de gases medicinais.

...comigo
“A descentralização compulsória do combate da pandemia ratificada pelo Supremo Tribunal Federal para estados e municípios, conferindo-lhes liberdade de atuação na gestão estratégica, colapsou um cenário já deficiente”, afirma Marino em resposta a um requerimento da CPI.

Sem recheio
O 1º vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), classifica a proposta do governo Bolsonaro de reforma tributária fatiada de “pizza de vento”. Para o parlamentar, o governo não tem a mínima ideia de quais mudanças pretende propor.

Sigilo
“Fala-se no governo de reforma fatiada, mas ninguém sabe qual o conteúdo de cada fatia, é uma pizza de vento essa tal reforma fatiada”, diz Ramos. No início de maio, Arthur Lira (PP-AL) extinguiu a comissão que votaria o relatório de uma reforma mais ampla proposta por Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Sem rumo
Ramos se diz cético sobre a possibilidade da reforma prosperar da forma como defende o governo.

Resposta
O governador João Doria (PSDB-SP) chamou Jair Bolsonaro de idiota, durante visita ao interior do estado de São Paulo ontem. “O presidente da República chamou de idiotas nós que usamos máscaras. Idiota é ele, que não tem compaixão, que não tem amor no coração e que não quer proteger o seu povo”, disse o tucano.

Recado
Doria esteve em Araçatuba para entrega de obras na rodovia Feliciano Salles Cunha (SP-310). Na ocasião, também se referiu a Bolsonaro como golpista e negacionista.

Nunca antes
O governador também reagiu ao depoimento de Ernesto Araújo na CPI da Covid e apontou o ex-chanceler como responsável pela pior fase do Itamaraty na história.

Não mexe
Centrais sindicais enviaram carta a Doria pedindo que desista da venda do terreno em que funciona a sede do sindicato dos Metroviários de São Paulo, na capital paulista. O governo marcou para o dia 28 a abertura dos envelopes com propostas para compra do terreno sob justificativa de conter a crise no setor.

Liberdade
A venda causou tensão com os metroviários, quem tem a cessão do local desde os anos 1980. No documento, assinado pela CUT e Força Sindical, entre outros, eles dizem que já sofrem com recorrentes ataques que limitam suas atividades.

De volta
O governo de São Paulo reabre hoje o Bom Prato de Paraisópolis, da zona sul de São Paulo. O local, que serve café da manhã a R$ 0,50, e almoço e jantar a R$ 1,00, passava por reformas desde outubro de 2020.

Frágil
Após servidores e ex-ministros dizerem que o Inep está enfraquecido, a senadora Leila Barros (PSB-DF) enviará questionário para o ministro Milton Ribeiro. “Em menos de três anos já são cinco dirigentes (no Inep), essas trocas podem atrasar iniciativas para o desenvolvimento do País.”

Tiroteio
“Os gastos no Brasil, em especial com as carreiras superiores, nunca guardaram relação com a capacidade do Tesouro.”

De João Santana, ex-ministro da Infraestrutura, sobre pesquisa que coloca o Brasil entre os países que mais gastam com funcionalismo.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel