Casa nova
Em entrevista ao Painel, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, confirmou que deixou o DEM para se filiar ao PSD, de Gilberto Kassab. Ao falar do assunto pela 1ª vez, o político afirmou que tomou a decisão por causa da ruptura de Rodrigo Maia, seu aliado, com a sigla.
Ele disse ainda que fará tudo que puder para atrair o governador Eduardo Leite (PSDB-RS) para o PSD, nome que defende para candidato à presidência em 2022. Apesar disso, Paes afirmou que mantém diálogos com Lula (PT).
Venham
Paes disse que pretende contar em breve com Maia no partido, além de outros deputados. O ex-presidente da Câmara rompeu com ACM Neto, que comanda o DEM, em fevereiro, após as eleições na Casa.
Meu nome
O prefeito afirmou ainda que Felipe Santa Cruz, presidente da OAB, o acompanhará no PSD e é, por ora, seu candidato ao governo do Rio. Ele disse, no entanto, que as conversas por uma frente, também defendida por Lula, vão continuar.
Opções
“O que eu disse para o presidente Kassab é que o quadro do Rio é preocupante. Ele (Santa Cruz) é meu nome para o governo do Rio. Mas a crise aqui no Rio é muito profunda e estamos dispostos a sentar para discutir uma frente ampla, que pode levar sim em consideração o nome de Marcelo Freixo (Psol-RJ), Alessandro Molon (PSB-RJ), e o próprio Felipe”.
Lupa
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, publicou ontem uma portaria que trata de fiscalização e cobrança de valores transferidos pela pasta a estados e municípios na modalidade fundo a fundo, o que inclui os recursos referentes à Covid-19.
Timing
A portaria foi publicada no momento em que o governo federal tem sido pressionado na CPI da Covid, no Senado, e em que o presidente tenta reforçar narrativa de que governadores têm usado recursos enviados de combate à pandemia inadequadamente em outras áreas.
Arma
Secretários de Saúde dizem que a portaria pode ter uso político para encurralar governos e para fortalecer a defesa de Bolsonaro na CPI.
Riscado
O juiz Cícero Martins de Macedo Filho acatou parte de uma ação popular e proibiu a prefeitura de Natal (RN) de fazer propaganda sobre o uso da ivermectina no combate à Covid-19. A decisão foi dada ontem.
Não…
Wellington Dias (PT-PI), presidente do Fórum dos Governadores, enviou à embaixada da China um pedido de audiência com Yang Wanming, representante do país no Brasil, para tentar contornar o mal-estar gerado por novo ataque de Jair Bolsonaro.
…me…
O presidente da República sugeriu que a China teria se beneficiado economicamente da pandemia e afirmou que a Covid pode ter sido criada em laboratório – ecoando tese que não encontra respaldo em investigação da OMS.
…representa
Os governadores querem enfatizar ao embaixador chinês que discordam de Bolsonaro.
Hoje
Nesta quinta-feira (6), o ex-presidente Lula (PT) escreveu mensagem em suas redes sociais em que lamenta a operação policial que acabou com 25 mortos na favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio.
Ontem
A postura contrasta com posicionamento que o petista teve em julho de 2007, quando, como presidente da República, defendeu ação da polícia fluminense no Complexo do Alemão que deixou 19 mortos na época.
Momento
“É grave uma operação terminar na morte de 25 pessoas. Isso não é segurança pública. É a ausência do Estado oferecendo educação e emprego a causa de boa parte da violência. Os brasileiros estão morrendo sem vacina, de fome e pela violência. Vidas brasileiras importam”, escreveu Lula nesta quinta (6).
Dica
O deputado Rogério Correia (PT-MG) sugeriu em ofício enviado ao relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), a requisição do vídeo da reunião ministerial de 22 de abril de 2020.
TV
Segundo o parlamentar, a íntegra da conversa ainda não foi divulgada e há trechos em que se trata de ações do governo no combate à pandemia, alguns que falavam sobre relações com outros países.
Tiroteio
“Enquanto clamamos por comida no prato e vacina no braço, o Estado manda bala em nossos corpos”
De Raimundo Bomfim, coordenador nacional da Central de Movimentos Populares, sobre a ação policial na favela Jacarezinho, no Rio de Janeiro