Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Caminho livre

| 04/07/2022, 10:39 10:39 h | Atualizado em 04/07/2022, 10:39

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou ao Painel que não fará oposição na convenção nacional do partido à candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência. Segundo ele, a sinalização de que o MDB não retaliará os diretórios que optarem por outros candidatos “desfaz a disputa”.

Renan, que já declarou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), era um dos maiores opositores à empreitada de Tebet, que ainda precisa ser validada pelo partido.

Histórico

“A resistência era porque uma candidatura sem competitividade prejudica o desempenho do partido e repete o que aconteceu na última eleição”, afirmou, referindo-se a 2018, quando, com o ex-ministro Henrique Meirelles, a bancada caiu à metade.

Barreira

 A alta rejeição do eleitorado feminino ao presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não respingou nos pré-candidatos aos governos estaduais apoiados pelo mandatário. A tensão aumentou após as denúncias de assédio sexual contra o ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

Escaparam

No último Datafolha, entre as eleitoras de cada estado, respectivamente, a rejeição de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) foi de 14%, do governador Cláudio Castro (PL-RJ) foi de 18% e do governador Romeu Zema (Novo-MG), 22%. Em São Paulo, onde a rejeição a Bolsonaro é maior entre elas, chega a 60%.

Resta um 

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, decidiu manter o evento de Lula no Rio de Janeiro na próxima quinta-feira, apesar da disputa com o PSB pelo Senado. O diretório local se reuniu na última sexta-feira (1) e cogitou cancelar o ato até Alessandro Molon (PSB) retirar a candidatura.

Proclame 

De acordo com o que Gleisi relatou ao presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), André Ceciliano (PT), Lula participará do ato e afirmará que seus candidatos são o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) ao governo do estado e Ceciliano ao Senado.

Lupa 

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) analisa notícia crime contra o general Ricardo Figueiredo, diretor-presidente do Geap (Grupo Executivo de Assistência Patronal), um plano de saúde de servidores públicos federais e estaduais.

Apropriação 

Indicado pela Casa Civil, Figueiredo teria usado os advogados do plano para mover processo contra uma ex-conselheira por danos morais. O SINSSP (Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência do Estado de São Paulo) incluiu os comprovantes de pagamento de taxas processuais.

Outro lado

O general teria pago ainda R$ 4.529,11 aos advogados da ex-conselheira, por ter perdido a ação. Procurado, o Geap afirmou que não se manifestaria por não conhecer o teor da denúncia.

Transparência

O Sindfisco, sindicato que representa auditores da Receita Federal, decidiu disponibilizar em seu portal na internet as publicações subtraídas do site oficial do órgão, como revelou o Painel.

Inédito

A Receita diz que tirou os estudos fiscais e aduaneiros por conta da legislação eleitoral, mas o mesmo não ocorreu em pleitos anteriores.

Inexplicável

Para Isac Falcão, presidente da entidade, a retirada dos dados do site é um absurdo. “Um país que pretenda se desenvolver de forma sustentável, reduzindo as desigualdades sociais e regionais, precisa de ter dados, precisa ter diagnóstico. Para isso os dados agregados da Receita Federal são fundamentais”.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: