Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Calendário

| 17/10/2020, 10:44 10:44 h | Atualizado em 17/10/2020, 10:47

A pressão sobre o Ministério da Saúde para firmar o compromisso público de comprar a vacina para coronavírus que ficar pronta antes vai ganhar reforço de senadores e deputados da comissão externa da Covid-19.

Parlamentares participarão da reunião de João Doria (PSDB-SP) com Eduardo Pazuello, na quarta (21). O ministro marcou encontro com governadores na terça (20). O tucano sugeriu, porém, reagendar para quinta (22), apostando que a conversa do dia anterior seja proveitosa.

Novidade
A ideia é que, se houver acerto do governo federal com a vacina chinesa, desenvolvida pelo Instituto Butantan, o anúncio poderia ser feito na quinta, com todos os estados presentes.

Ajuste
Apesar do otimismo de Doria, o principal temor de parte de outros colegas, principalmente os de estados menores, é que a falta de coordenação federal provoque uma corrida pela vacina em que os mais fracos não tenham acesso ao medicamento.

Casa arrumada
Pazuello indicou aos governadores que pretende fazer essa coordenação, mas falta clareza sobre qual é o plano, dizem líderes regionais.

Relógio
A avaliação é que Jair Bolsonaro também deveria se engajar, sem politização, na organização do calendário, pois, quando a vacinação começar em outros países, o governo também será cobrado por uma resposta, não apenas os governadores.

Fim
O senador Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado pela Polícia Federal com dinheiro entre as nádegas, foi aconselhado por aliados de Davi Alcolumbre (DEM-AP) a se licenciar do cargo. A medida evitaria um desgaste ainda maior do Parlamento com o episódio.

Em família
Caso o senador opte por este caminho, quem assume é seu filho, Pedro Arthur Ferreira Rodrigues, que é seu suplente. A cúpula do centrão vai além, avalia que Chico está “morto politicamente” com o episódio e que o único caminho é a sua renúncia.

Visita
O conselheiro de segurança do governo dos EUA, Robert O'Brien, desembarca no Brasil amanhã. Na segunda (19) pela manhã, ele tem agenda com empresários em São Paulo, em videoconferência organizada pela Fiesp, convidado pelo presidente Paulo Skaf. À tarde, ele segue para Brasília. Há expectativa de que ele se encontre com Jair Bolsonaro.

A união…
Os partidos de quase todos os candidatos em São Paulo, exceto o Republicanos de Celso Russomanno, escreveram um manifesto pedindo que as emissoras reconsiderem a decisão de cancelar os debates dos postulantes à prefeitura. Participam da iniciativa PSDB (e toda a coligação com MDB, DEM e outros), PSB, PSOL, Patriota, PSL, PT, PC do B, Rede, entre outros.

... faz a força
“Os debates são peças-chave para eleições plurais e transparentes. Sem eles, quem perde é o eleitor. Sem eles, quem perde é a democracia”, diz o manifesto, direcionado a RedeTV!, Record, CNN e TV Globo.

Ex-amor
O jornalista Fernando Morais, que escreve uma biografia do ex-presidente Lula (PT) desde 2011 em parceria com a Companhia das Letras, apoiará a candidatura de Guilherme Boulos (Psol) à Prefeitura de São Paulo. Ele gravará um vídeo que será usado na campanha.

Outro
Morais é mais um nome identificado com o PT ou com alguma de suas figuras a declarar endosso ao psolista em vez de escolher o petista Jair Tatto. Outros deles foram Wagner Moura, Chico Buarque e Celso Amorim.

Sirene ligada
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil enviou por email um alerta de segurança para os cidadãos americanos no país sobre as datas previstas para as saídas temporárias de presos nos próximos meses.

Boletim
O órgão diz na mensagem que crimes como furtos, assaltos e roubos a residências podem aumentar nesses períodos e sugere que os americanos tenham mais atenção e tomem mais cuidados nas ruas; e seguir as redes sociais da embaixada.

Temporada
O texto também alerta que as datas variam de estado para estado, mas que as saídas temporárias devem acontecer em torno das mesmas épocas.

Tiroteio
“Não pode existir a guerra da vacina no Brasil. Não importa de onde é a vacina, o que importa é vacinar a população pelo SUS”.
De Alexandre Padilha, deputado federal (PT-SP), sobre a postura do governo federal de até agora ignorar a vacina do Instituto Butantan.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: