Bilhete único
Folha de São Paulo
Siga o Tribuna Online no Google
O Ministério da Saúde avisou gestores que vai tentar formular uma série de orientações para padronizar nacionalmente o combate contra a Covid-19. A ideia é buscar consenso com estados.
O transporte público será um dos pontos principais dessa tentativa de uniformização, que será inédita se sair do papel, um ano após o início da pandemia. O objetivo é encontrar alternativas para que não haja aglomerações nos deslocamentos e, assim, evitar medidas restritivas mais duras.
Conversa
Na semana passada, Marcelo Queiroga (Saúde) se reuniu com o ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura) para debater o tema. Alguns estados em lockdown decidiram tirar ônibus de circulação. No entendimento do governo, essa situação pode ser evitada se houver alguma saída para garantir que as pessoas se desloquem sem aglomerar.
Caro
Apesar de o tema ser sensível, um dos principais pontos de atrito entre Jair Bolsonaro e governadores, por envolver a questão de fechar ou não as cidades, a discussão tem sido bem vista por secretários de Saúde. Eles dizem que o ministro tem tentado despolitizar o ambiente.
Padrão
Wellington Dias (PT), coordenador do Fórum de Governadores, disse que ainda não foi procurado pelo ministro para debater o assunto, mas que apoia. “Ou a gente proíbe ou libera. O meio termo não resolve porque, se reduzir a frota, aumenta a aglomeração”, diz ele.
Voando
Governadores começaram a discutir na semana passada a adoção de restrições no tráfego aéreo como forma de enfrentar o aumento no número de casos de Covid-19. A preocupação é com as novas variantes do vírus.
Segura
O tema foi debatido na última reunião entre os gestores e levado ao ministro. Uma das ideias é reduzir voos que chegam de fora do País e outra é a adoção de quarentena para quem chega ao Brasil. Nos últimos dias, países como Chile e Bolívia endureceram as restrições para voos internacionais.
Logo mais
Em reunião com secretários estaduais, o Ministério da Saúde prometeu que vai apresentar na próxima semana um cronograma com prazos de distribuição de kit-intubação. Representantes da pasta afirmaram que estão com muita dificuldade para encontrar no mercado os itens utilizados em pacientes internados em UTIs.
Guia
Comerciantes de Bauru criaram um manual com instruções sobre como enfrentar os fiscais da vigilância sanitária anti-Covid.
Barreira
Entre as 10 instruções estão chamar amigos para impedir a entrada dos fiscais nas lojas, perguntar aos fiscais por que o trabalho deles é permitido e o comércio é proibido, recusar-se a assinar qualquer documento, perguntar aos PMs que acompanham as ações se eles vão prender um trabalhador em busca do sustento, entre outras.
Aliança
A iniciativa batizada como Reage São Paulo tem como líder Walace Sampaio, presidente do sindicato local dos comerciantes (Sincomércio). Em fevereiro, ele foi um dos articuladores de protesto contra João Doria (PSDB).
Blocão
O presidente da Assembleia de São Paulo, Carlão Pignatari (PSDB), deve começar movimento para a formação de uma Frente Nacional dos Legislativos Estaduais, com o objetivo de elaborar ações conjuntas contra Covid.
Soma
A ideia, proposta pelo deputado Campos Machado (Avante), é a de que eles participem da Frente Nacional contra a Pandemia, capitaneada pelo governo federal e o Congresso. Prefeitos e governadores queixam-se de ter sido excluídos por Bolsonaro.
Deixa
O governo do Amazonas quer autorização do governo federal para utilizar 60 mil vacinas originalmente destinadas para comunidades indígenas que, segundo a gestão Wilson Lima (PSC-AM), não foram encontradas.
Rotatividade
A justificativa é não deixar as vacinas paradas, sob risco de expiração da validade ou exposição indevida. O Ministério da Saúde diz ao Painel, em nota, que 20% das doses enviadas aos distritos indígenas vencerão em novembro de 2021 e as demais em outubro de 2023. Afirma também que as chuvas nas regiões atrapalharam.
Tiroteio
“Acostumado a sepultar processos contra poderosos alegando prova ilícita, o STJ vê o seu padecer pelo mesmo veneno.” De Hélio Telho, procurador da República, sobre o inquérito contra procuradores paralisado por decisão da ministra Rosa Weber, do STF
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Painel,por Folha de São Paulo