Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Alma gêmea

Coluna foi publicada nesta segunda-feira (26)

Painel da Folha de São Paulo | 26/08/2024, 12:29 12:29 h | Atualizado em 26/08/2024, 12:29

Imagem ilustrativa da imagem Alma gêmea
Ex-secretário da Receita, Marcos Cintra elogiou Pablo Marçal (PRTB) |  Foto: José Cruz / Agência Brasil

Ex-secretário da Receita, Marcos Cintra elogia Pablo Marçal (PRTB). “Ele fala tudo que um liberal como eu quer ouvir: defesa do livre mercado, empreendedorismo, combate à corrupção”, diz. Os elogios foram feitos numa postagem no X e em conversa com o Painel. “Marçal é um furacão que está chegando e colocando toda a classe política profissional em pânico”. As declarações foram recebidas com entusiasmo por assessores do candidato, que veem em Cintra uma figura capaz de agregar experiência à campanha.

A deus pertence

Cintra nega ter tido contato com Marçal e diz que não bateu o martelo sobre o voto. “Preciso saber mais sobre a pessoa dele, ver como é de fato, o que já fez”. Mas não descarta uma colaboração futura. “Não tenho o menor interesse nisso agora. Se ele chegar a prefeito e chamar para uma ajuda técnica, é outra coisa”.

Tô fora

Candidata a vereadora pelo Republicanos, Cláudia Baronesa compareceu a evento de Marçal neste domingo (25) no Jaguaré. Seu partido apoia a reeleição de Ricardo Nunes (MDB). “A gente apoia a causa, a verdade da pessoa, a mensagem que o Marçal representa”, disse o filho dela, MC Gui, também presente. Diversos candidatos de legendas da coligação do prefeito têm se distanciado dele.

Antídoto

A campanha de Nunes deve explorar em seu material de propaganda a atuação do coronel Ricardo Mello Araújo (PL), vice da chapa, contra o crime organizado na Ceagesp. A ideia é que isso seja um contraponto às relações que têm sido mostradas entre o PRTB, partido de Marçal, e o PCC (Primeiro Comando da Capital).

Lei e ordem

O PT vai promover na campanha dois “cases” de sucesso do partido para rebater a pecha de leniente com o crime. Os exemplos são Diadema (SP), que teve queda brusca nos índices de homicídio, e o Piauí, cujo combate a roubos de celulares virou referência para outros estados. Ambos mereceram vídeos específicos numa série sobre o tema da Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT. Outro objetivo é compensar o desgaste na Bahia, governada pelo partido, onde a violência disparou.

Luz...

O Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou na última quarta (21) resolução que obriga os médicos a declararem interesses privados que possam representar conflito ético. Entre as relações que precisam ser informadas estão vínculo com indústrias farmacêuticas e empresas que produzam insumos e equipamentos. O mesmo se aplica a empresas intermediadoras das vendas desses produtos. As informações serão divulgadas pelo site do CFM.

...do sol

O médico fica obrigado a declarar seu conflito de interesse em entrevistas, debates ou exposições para o público. A resolução, que entra em vigor no prazo de 180 dias, prevê duas exceções: rendimentos e dividendos decorrentes de ações que o médico possua em empresas e recebimento de amostras grátis de produtos.

Põe na tela

O Ministério da Cultura e a Ancine aprovaram em reunião do Comitê Gestor do Fundo do Audiovisual na última quarta (21) uma verba de R$ 800 milhões para o setor. Os recursos se destinarão a editais para seleção de filmes e séries de cinema, TV, e canais “on demand”. Haverá critérios de regionalização e diversidade para seleção dos projetos.

Ferida aberta

A Câmara dos Deputados fará nesta terça (27) audiência para debater a crise humanitária enfrentada pelos povos yanonami e yekuana, em evento que terá a participação de representantes do governo e especialistas. Em janeiro de 2023 foi declarada emergência em saúde no território yanomami. No ano passado, foram registradas 363 mortes na etnia.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: