Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

PAINEL

Além da conta

| 27/03/2021, 13:27 h | Atualizado em 27/03/2021, 14:26
Painel

Folha de São Paulo

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

Mais uma vez o excesso de marketing de João Doria (PSDB-SP) atrapalhou o que poderia ser uma notícia só com pontos positivos, avaliam aliados e adversários do governador. O anúncio da criação da ButanVac seria excelente de qualquer forma e não tinha necessidade ter carregado na tinta sobre ser 100% nacional, eles dizem. Os políticos ouvidos pela coluna também analisam que, pelo momento, o tucano não precisava ter usado de ironia com Jair Bolsonaro no episódio.


          Imagem ilustrativa da imagem Além da conta
João Doria, governador de São Paulo |  Foto: Divulgação

No mucho

O candidato a imunizante, chamado de 100% nacional, foi desenvolvido nos Estados Unidos, na Escola de Medicina Icahn do Instituto Mount Sinai. Em nenhum momento Doria e Dimas Covas, do Butantan, mencionaram a parceria durante a entrevista realizada na manhã de ontem.

Gozação

Em mensagem divulgada nas redes sociais, governador comemorou a criação da vacina com “Grande dia!”, conhecido slogan do presidente da República e seus apoiadores, em clara indireta. Mais tarde o governo Bolsonaro anunciou que também tinha sua candidata à vacina (sem a grife do Butantan, mas com a USP de Ribeirão Preto).

Opa

E mais, o pedido para testes clínicos, a mesma fase que está a ButanVac, tinha sido feito antes para Anvisa, na tarde de quinta.

Retrato

Na visão dos políticos, o episódio mostra que, de um lado, Doria exagera na dose, e, do outro, o governo federal se comunica muito mal –além de errar muito e ter negligenciado a pandemia por um ano.

Fila

A Advocacia-Geral da União solicitou ao ministro do STF Ricardo Lewandowski que autorize a priorização da vacinação contra a Covid-19 de profissionais de segurança pública, colocando-os na mesma ordem de prioridade de trabalhadores da saúde.

Mais um

O pedido é um reforço a demandas dos ministérios da Justiça, da Saúde e de governadores. A AGU pede que os profissionais de segurança sejam atendidos pelo menos na mesma etapa que os presos e trabalhadores do sistema carcerário.

Luto

O Ministério da Justiça registrou até o momento cinco mortes por Covid-19. Segundo a pasta, duas vítimas integravam o quadro efetivo, dois eram da Secretaria de Operação Integrantes e um outro era da Força Nacional.

Um ano...

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse a governadores na tarde de ontem que determinou que todos os funcionários da pasta utilizem máscaras. Ele afirmou que editou uma portaria sobre o assunto.

...Depois

Segundo relatos, todos os participantes da reunião virtual, na tarde de ontem, pela parte do ministério, estavam utilizando proteção no rosto. Apesar de ser recomendado desde o início da pandemia, o uso de máscara já foi questionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Não tem...

A publicação do decreto que institui o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 sem a menção aos governadores foi encarada por eles como mais uma agressão de Bolsonaro, dias após uma tentativa de trégua na quarta-feira.

...Remédio

O assunto foi tema de reunião dos gestores estaduais com o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), ontem.

Qap

O comandante-geral da Polícia Militar do DF, Julian Rocha Pontes, enviou um ofício ao promotor Flávio Milhomem para informá-lo que avisou sua tropa sobre a recomendação do Ministério Público para que a PM não prenda manifestantes com base na Lei de Segurança Nacional.

Negativo

Milhomem enviou a recomendação à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e ao comando da PM após cinco manifestantes serem presos dia 18 deste mês por estenderem um cartaz que associava Jair Bolsonaro a uma suástica nazista e o chamava de genocida.

Apoio

A deputada Lídice da Mata (PSB-BA) está coletando assinaturas para criar uma frente parlamentar pela proteção de dados. Para justificar a proposta, a deputada cita o roubo de informações de 220 milhões de brasileiros e os ataques hackers ao STJ e TSE.

Tiroteio

“Para Joice Del Fuego só dedico meu silêncio. Mais do que isso, é dar palco para quem não sabe mais o que fazer para aparecer.” De Bia Kicis (PSL-DF) sobre as críticas de Joice Hasselman (PSL-SP) a deputados do PSL que assumiram cargos em comissões.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Painel

Painel, por Folha de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Painel

Painel,por Folha de São Paulo

Painel

Folha de São Paulo

Painel