Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Opinião Econômica

Opinião Econômica

Colunista

Serra: terra fértil para um ecossistema de inovação

Serra consolida nova vocação e se destaca como território de inovação no Espírito Santo

Jardel Prata Ferreira | 12/11/2025, 12:41 h | Atualizado em 12/11/2025, 12:41

Imagem ilustrativa da imagem Serra: terra fértil para um ecossistema de inovação
Jardel Prata Ferreira, diretor de Inovação Associação dos Empresários da Serra (ASES) e do InovaSerra |  Foto: Úrsula Ribeiro

A Serra sempre foi terra fértil. Primeiro, na agricultura, tendo o abacaxi como símbolo de prosperidade. Algumas décadas depois, na indústria, que transformou o município em potência econômica e no maior PIB do Espírito Santo.

Agora, vive sua terceira grande transformação: a da inovação, que floresce com raízes profundas no associativismo e no diálogo entre empresas, academia e governo, a conhecida hélice tripla da inovação.

Esse movimento não nasceu de um modismo, mas de um plano estratégico ousado que se recusou a ser apenas mais um documento na gaveta. Sob a liderança da Ases, com o apoio do Ifes e da Prefeitura da Serra, o InovaSerra consolidou uma governança de hélice tripla capaz de transformar intenções em ações, e planos em resultados concretos. Foi esse arranjo que fez da Serra o primeiro município capixaba a estruturar um ecossistema de inovação com base sólida, envolvendo empresas, startups, universidades, poder público e a própria comunidade.

O InovaSerra se tornou uma plataforma de convergência entre elos complementares, conectando o fazer industrial com o pensar científico. E os resultados começaram a aparecer. Em 2025, o ecossistema foi reconhecido nacionalmente com o Selo Ouro do ranking ConnectedSmart Cities, destacando-se entre dezenas de territórios inovadores do País. O reconhecimento veio como prova de maturidade e ao mesmo tempo ponto de partida para novos voos.

Entre esses marcos está o Parque Alvo Serra do Ifes, recém-inaugurado, que materializa em infraestrutura a cultura colaborativa que o InovaSerra semeou. Com foco em soluções científico-tecnológicas para empresas e cidades, o Parque Alvo Serra representa o amadurecimento da tríplice hélice e a consolidação da Serra como território de inovação com propósito.

E, coroando todo esse esforço coletivo, nasce agora a 1ª Feira e Fórum de Inovação Empresarial do Espírito Santo, promovidos pela Ases e pelo InovaSerra. Realizado hoje, trata-se de um evento com os pés no chão, feito por quem vive a realidade das empresas, mas com o olhar voltado para o futuro. Um espaço para compartilhar aprendizados e inspirar novas conexões, vindo a evidenciar que inovar, na Serra, é verbo conjugado no presente, com sonhos lançados para o amanhã.

Da agricultura à indústria, e agora à inovação, a Serra reafirma sua vocação: ser um território que transforma desafios em oportunidades. E reafirma que quando há propósito, governança, humildade e colaboração, até o solo mais antigo pode continuar gerando novos frutos.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: