Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Três pilares para bons resultados

| 01/10/2021, 10:01 10:01 h | Atualizado em 01/10/2021, 10:03

Nós somos diariamente bombardeados de informações sobre saúde e emagrecimento por todos os lados. É difícil saber quem tem razão. Algumas pessoas tentam fazer alguma coisa, mas mudam porque apareceu um novo conceito, um novo alimento ou um novo exercício. Nunca conseguem focar em um único método, e o resultado você já sabe, né? Aliás, não há resultados (risos).

É por isso que hoje não vamos falar de dieta específica, de determinado alimento ou o exercício ideal. Hoje vamos conversar sobre os três pilares essenciais para que qualquer pessoa possa alcançar os seus objetivos e, ainda, sustentar o processo e, lógico, manter o resultado alcançado.

Já adianto, nunca é tarde para se iniciar as primeiras ações em prol das mudanças de hábitos. E para conversar com a gente convidei o personal trainer Helder Souza. Então vamos direto ao assunto.

Os três pilares são: intencionalidade, regularidade e intensidade.

De acordo com Souza, “intencionalidade é o ato necessário de mentalizar o processo ao qual iremos passar e, claro, estipulando metas reais”. Segundo o profissional, essa atitude evita o deslumbre com promessas de resultados rápidos, contrários ao seu cotidiano (vida profissional, vida acadêmica, afazeres extras, entre outros). Quanto maior a promessa de resultados rápidos, menos sustentável será.

O segundo pilar, a regularidade, diz respeito ao tornarmos o processo menos doloroso possível, ou seja, ele deve fazer parte da nossa rotina.

No que diz respeito à prática de atividade física,  o personal afirma: “Escolha uma modalidade com que se identifique mais. Realize o mínimo de vezes na semana que consiga se comprometer. De duas a três vezes por semana, de 30 a 40 minutos, pode ser uma proposta interessante”.

No que diz respeito à alimentação, comece com pequenas trocas, exemplo: pão francês pelo integral, arroz branco pelo integral, e nada de exclusões bruscas.

Já o terceiro pilar diz respeito à intensidade, ou seja, que o processo de mudança seja progressivo! Não podemos deixar a intensidade cair.

Segundo o profissional, “para que a intensidade ocorra, os dois primeiros pilares precisam estar bem esclarecidos. Procure sempre um profissional de educação física para te prescrever os exercícios físicos e as orientações em relação ao controle de suas dosagens diárias”.

No que diz respeito à alimentação procure um profissional nutricionista. Somente ele é habilitado a balancear as suas porções de carboidratos, proteínas e gorduras.

E se você acha que não é capaz, calma! Todo início é difícil, mas a boa notícia é que somos treináveis. Podemos aprender qualquer coisa. Basta querer começar.

Claro que a gente não se lembra, mas quando começamos a ensaiar os primeiros passos na vida também foi assim. Primeiro, você tentou se levantar, em seguida ficou de pé e caminhou para depois correr.
É assim em praticamente tudo na vida. Afinal, nem sempre o que nós queremos é possível num primeiro momento, mas o que precisamos são os pilares para se chegar lá.

Bom final de semana e até sexta-feira que vem!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: