Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

NUTRIDICAS, POR GABRIELA REBELLO

Com Gabriela Rebello

Sedentarismo, um estilo de vida perigoso

| 12/02/2021, 11:41 h | Atualizado em 12/02/2021, 11:42
Nutridicas, por Gabriela Rebello

Gabriela Rebello


Estar sedentário é um comportamento fácil de adquirir, e o pior é que sempre são ciclos fáceis de viciar.

Quem nunca acordou, sentou-se para tomar café, trabalhou sentado durante o dia, chegou exausto em casa após o expediente e dormiu? E Isso se repete quantas vezes na sua semana?

Uma triste realidade é que o estilo de vida atual também influencia a vida sedentária, como utilizar o carro para pequenos trajetos, uso de escadas rolantes, deixar de fazer algumas atividades domésticas, passar horas em frente ao computador, videogame e televisão.

E para conversar conosco sobre o tema, eu convidei o educador físico Helder Souza, especialista no assunto. Ele mencionou que “o sedentarismo é definido como a falta ou grande diminuição da atividade física e é considerado o grande mal do século”. Temos diminuído cada vez mais nossas atividades. Quando você é sedentário por longos períodos, isso pode levar a problemas de saúde importante.

Helder cita os efeitos negativos como “o aumento de peso, fraqueza muscular, dor nas articulações, aumento do colesterol, triglicerídios plasmáticos e glicose sanguínea, apneia do sono, dificuldade de respiração, diminuição da circulação do sangue, raciocínio lento, redução da densidade mineral óssea, gordura no fígado, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, como AVC ou infarto”. 

O educador revelou ainda que “por conta disso, em meio à pandemia da Covid-19, a OMS precisou dobrar as orientações e diretrizes sobre a prática de atividades físicas regulares, para amenizar ou diminuir os riscos do comportamento sedentário.

Antes era recomendado, de forma geral, independente do gênero e da faixa etária, apenas 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade vigorosa por semana. Esse índice passou, para o público em geral até 64 anos, incluindo aqueles com doenças crônicas, para 150 a 300 minutos de atividade física moderada ou de 75 a 150 minutos de atividade física vigorosa, combinando atividades aeróbia e de fortalecimento muscular.

Já para as crianças, o recomendado é 150 minutos de atividade física moderada ou vigorosa por semana, principalmente atividades aeróbias. Mulheres grávidas ou pós-parto, 150 minutos de atividade física moderada por semana, combinando atividades aeróbia e de fortalecimento muscular.

Ou seja, para evitar o sedentarismo na sua vida, é fundamental praticar atividade física regularmente. Entre os exercícios indicados estão a caminhada, corrida, natação, jogar futebol, vôlei, basquete, pedalar ou treinar na academia. Uma recomendação, antes de começar a atividade física, é fazer uma consulta ao médico e assim poder fazer os exercícios com tranquilidade e segurança. Além disso, troque os elevadores por escadas e o carro por pequenos trajetos caminhando.

Ah! E não se esqueça de associar à atividade física uma rotina alimentar balanceada, livre de gorduras, açúcares e industrializados. Saiba que, por meio de uma atividade física regular, aliada a uma boa alimentação, a tendência é o indivíduo ficar longe de doenças.

Escolha algo que você curta fazer e inicie a atividade física. Pequenas mudanças fazem a diferença. 

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Nutridicas, por Gabriela Rebello

Nutridicas, por Gabriela Rebello, por Gabriela Rebello

ACESSAR Mais sobre o autor
Nutridicas, por Gabriela Rebello

Nutridicas, por Gabriela Rebello,por Gabriela Rebello

Nutridicas, por Gabriela Rebello

Gabriela Rebello

Nutridicas, por Gabriela Rebello

Com Gabriela Rebello