Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Refluxo é um problema digestivo

| 27/03/2020, 07:04 07:04 h | Atualizado em 28/05/2020, 13:24

Vocês já devem ter sentido, pelo menos uma vez na vida, uma queimação que vem do estômago em direção à garganta. Normalmente isso é apenas azia, mal-estar bem comum após exageros alimentares. Mas, quando essa sensação é constante pode ser um sinal de refluxo gastroesofágico. E a causa pode ser os maus hábitos!

O refluxo é um problema digestivo que faz com que os ácidos presentes no estômago voltem pelo esôfago ao invés de seguir o seu fluxo normal.

O motivo disso estar acontecendo pode ser por conta de uma hérnia de hiato, por exemplo, que deverá ser corrigida com acompanhamento médico. Mas, na maioria das vezes, a causa são os maus hábitos, como consumo exagerado de álcool, de roupas muito apertadas, comer muito antes de dormir, e se alimentar muito rápido, em grandes quantidades.

Os sintomas do refluxo são bem claros: azia constante, dificuldade de engolir, dor no peito, dor de garganta e náuseas após as refeições.

Você sente esse desconforto? Então está na hora de corrigir esse problema! Anote ai as dicas da nutri:

Uma alimentação de boa qualidade auxilia reduzindo os sintomas de queimação e dor que normalmente incomodam os que sofrem de refluxo. Alguns alimentos podem agravar o quadro apresentado e por isso devem ser evitados, sendo eles:

Gordura – Frituras, salsicha, linguiça e bacon, pois o excesso de gordura faz com que a comida fiquei mais tempo no estômago, aumentando a chance de refluxo.

Cafeína – Café, chá-preto e chocolate, pois estimulam o estômago, favorecendo o refluxo.

Bebidas alcoólicas – Irritam o estômago e aumentam o refluxo.

Bebidas gaseificadas – Refrigerantes e água com gás, pois aumentam a pressão dentro do estômago.

Pimenta – Irrita o estômago e aumenta a acidez;

Carboidratos simples – Farinha, macarrão e pão, pois diminuem a força do esfíncter que fecha a passagem entre o estômago e o esôfago.

Além desses alimentos é também importante parar de fumar e manter os cuidados com o peso, afinal, quilinhos a mais na balança também podem ser a causa do aumento da pressão no estômago, o que favorece o refluxo.

No entanto, algumas medidas devem ser tomadas para melhorar os incômodos, como fazer refeições em pequenas quantidades e evitar comer nas duas horas antes de deitar. Alimentos gelados ou quentes de mais também não são desejáveis. A mistura de alimentos sólidos e líquidos na mesma refeição também deve ser evitado.

Mas, se a dúvida é quanto ao que comer para auxiliar no tratamento, anote ai!

Abuse dos alimentos ricos em fibras (farelo de aveia, linhaça e chia). Todos os vegetais são bem-vindos (exceto o tomate), frutas (melancia, melão, pêssego, mamão, banana, limão e pera). Aposte nas carnes magras e nos temperos naturais, como alecrim, louro, sálvia e tomilho. Se gostar de chás, opte pelo de camomila ou erva-doce.

Mas atenção! Cada organismo é único e as dicas citadas são gerais! Na dúvida procure o profissional nutricionista e o seu médico gastroenterologista.

Curiosidade – O refluxo é uma doença crônica e cíclica. Os aspectos emocionais influenciam diretamente o controle dos sintomas, por isso controle o estresse e a ansiedade.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: