O que fazer primeiro: emagrecer ou ganhar massa muscular?
Gabriela Rebello
Talvez você tenha o desejo de afinar a cintura, definir o abdômen e aumentar o bumbum, ou aumentar o peitoral e os braços. Por muito tempo acreditou-se que não era possível fazer isso. Acreditávamos que para emagrecer e ganhar massa muscular teríamos que agir de forma separada. Primeiro seria necessário emagrecer para depois ganhar massa muscular. Executando dois treinos bem divididos para que um não prejudicasse o outro.
Pensando nesse contexto, convidei o personal trainer Helder Souza para conversar conosco e nos dar algumas dicas sobre qual caminho seguir.
Helder afirma que “a proposta de treino aeróbio para fins de emagrecimento é interessante, mas objetivando hipertrofia é quase inevitável que se perca massa magra, o que pode desestimular a muitos. Por isso, é importante pensar em estratégias. Sendo assim, há necessidade de determinar ordem de prioridade baseada nos objetivos do indivíduo”.
- Exercícios Aeróbicos (nadar, correr, peladas, caminhar) são muito bons para o processo de emagrecer. Apresentam um custo energético maior na sessão de treino.
- Musculação realmente é melhor para ganhar massa muscular, pois possui um gasto energético na sessão de treino pouco acentuado comparado aos seus efeitos dos exercícios aeróbicos, mas seus efeitos podem ser prolongados por até 45 minutos após o treino.
- O campeão de emagrecimento e diminuição do percentual de gordura é a união dos dois treinos.
Helder ressalta: “Estudos defendem que a incorporação de treinos intervalados, como por exemplo os protocolos de HIIT com grupamentos distintos (membros superiores x aeróbio) não resultam em prejuízo nos ganhos de força e hipertrofia muscular. Um estudo de revisão recente indica que se houver concorrência, quanto mais longa é a sessão de exercícios aeróbios, maior é a interferência no treinamento de força, ou seja, que o treino seja curto, porém intenso.”
Então se você quer assegurar que conseguirá emagrecer e ganhar massa muscular ao mesmo tempo, perceba que não basta apenas treinar mais, porém é necessário seguir quatro passos:
1 – O treino deve se basear em suas condições físicas.
2 – O treino deve comportar a sua rotina e você deve gostar dele, pois o treino, para ser eficiente, necessita consistência. A direção é mais importante que a velocidade.
3 – O treino deve ser totalmente individualizado.
4 – Associe uma proposta alimentar adequada com a distribuição correta de calorias e de macronutrientes, como: carboidratos, gorduras e proteínas.
Quando falamos de objetivo e necessidade não se desespere! Fuja das “promessas” de resultados rápidos. Cada caso sempre será único. Não podemos generalizar e nem afirmar com clareza se o aluno deve emagrecer ou ganhar massa muscular sem conhecer bem o contexto dele. Cabe ao profissional identificar isso e saber a melhor estratégia a ser utilizada.
Um abração e até a próxima semana.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Nutridicas, por Gabriela Rebello,por Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
Nutridicas, por Gabriela Rebello
Com Gabriela Rebello