Novembro Azul
Coluna foi publicada nesta sexta-feira (03)
No mês de novembro, lugares como praças, lojas, pontos turísticos, deixam a cor rosa e passam a ter a cor azul. A cor do mês representa a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A alimentação saudável e um estilo de vida equilibrado desempenham um papel importante na redução do risco de desenvolvimento dessa doença.
Existem diversos alimentos, fitoterápicos e suplementos que podem ser incluídos na rotina dos homens para auxiliar na prevenção do câncer. No entanto, é importante ressaltar que essas medidas não substituem a consulta médica e um estilo de vida saudável como um todo.
Aqui estão alguns exemplos de alimentos, fitoterápicos e suplementos que podem ser benéficos:
1. Tomate - é rico em licopeno, um antioxidante que tem sido associado à redução do risco de câncer de próstata. Para obter seus benefícios, é recomendado consumir tomates cozidos ou processados, como em molhos e purês.
2. Brócolis - contém compostos bioativos, como o sulforafano, que possuem propriedades anticancerígenas. Ele pode ser consumido cozido a vapor ou adicionado a saladas e pratos quentes.
3. Chá verde - é rico em catequinas, poderosos antioxidantes que podem ajudar a prevenir o câncer. Recomenda-se beber de duas a três xícaras de chá verde por dia. Mas nada de açúcar e nem de adoçante, ok?
4. Cúrcuma - contém curcumina, um composto com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Pode ser adicionada a sopas, molhos e outros pratos. No entanto, seu aproveitamento é aumentado quando consumida com pimenta-do-reino e gordura boa como azeite, por exemplo.
5. Ômega-3 - os ácidos graxos ômega-3 encontrados em peixes como salmão, sardinha e atum têm propriedades anti-inflamatórias e podem ajudar na prevenção do câncer. Caso não seja possível obter ômega-3 por meio da alimentação, suplementos podem ser considerados.
É importante ressaltar que a inclusão desses alimentos, fitoterápicos e suplementos na dieta deve ser feita de forma equilibrada e individualizada, levando em consideração as necessidades e restrições de cada pessoa.
É fundamental consultar um profissional nutricionista, para orientação adequada, e evitar possíveis contraindicações, especialmente se houver condições de saúde preexistentes ou uso de medicamentos.
Para turbinar ainda mais a saúde, associe a rotina alimentar à prática de atividade física regular, além de não fumar. Ao fumar, são liberadas mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas – que afetam fumantes e não-fumantes.
Realize exames periodicamente. É necessário ir ao urologista anualmente, a partir dos 45 anos, em caso de fatores de risco, ou 50 anos sem a presença dessas condições. O diagnóstico precoce é a melhor forma de se conquistar a cura do câncer de próstata. Para isso, é preciso romper com o preconceito que atrapalha na prevenção.
E lembre: o Novembro Azul incentiva os cuidados da saúde masculina, que devem acontecer não só neste mês, mas durante o ano inteiro. Homem, cuide-se!