Multivitamínicos: você realmente precisa tomar?
Gabriela Rebello
Cada vez mais a nossa rotina anda agitada e com diversas tarefas para serem realizadas. E na tentativa de evitar a fadiga e o cansaço, muitas pessoas investem nos suplementos multivitamínicos, cápsulas com várias vitaminas e minerais em um produto só, afinal, é prático e não faz mal não é verdade?
A questão é que para conseguir manter o corpo saudável e livre de muitas doenças, não há a necessidade do consumo desses produtos. Basta investir em uma alimentação variada.
Outro ponto a ser observado quanto a essas cápsulas, é que por serem pequenas, elas suportam somente pequenas doses de todos aqueles componentes que constam na lista.
Em sua composição, encontramos vitamina A, D, C, B1, B2, B3, B6, B12, ácido fólico, ácido pantotênico, ferro, zinco e manganês e por ai vai... Ou seja, talvez com essas cápsulas você não consiga de forma eficaz suplementar vitaminas e minerais caso de fato esteja com alguma deficiência nutricional.
Outro ponto a ser observado é que o excesso de vitaminas e minerais também faz mal ao organismo. Olha só algumas das principais conseqüências da hipervitaminose:
· Vitamina A: sensibilidade em articulações e ossos, pele seca;
· Ferro: cefaléia, convulsões, náuseas;
· Vitamina D: fraqueza, anorexia e hipercalemia;
· Zinco: diarréia, tontura, dor epigástrica, náuseas;
· Vitamina C: formação de cálculos renais.
Ou seja, na dúvida procure um profissional Nutricionista, para uma avaliação da real necessidade da suplementação e uma prescrição individualizada.
Agora me diga, vale à pena tomar multivitamínicos? Será que teremos mesmo benefícios ou estamos apenas gastando dinheiro à toa?
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Nutridicas, por Gabriela Rebello,por Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
Nutridicas, por Gabriela Rebello
Com Gabriela Rebello