Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

NUTRIDICAS, POR GABRIELA REBELLO

Com Gabriela Rebello

Mudanças na dieta podem ter impactos na psoríase

Jornal A Tribuna | 29/10/2021, 09:54 h | Atualizado em 29/10/2021, 10:16
Nutridicas, por Gabriela Rebello

Gabriela Rebello


Muitas pessoas sofrem preconceito por causa da psoríase, o que causa um grande desconforto e constrangimento. Por vezes, elas precisam procurar ajuda psicológica para lidar com a sua condição.  Vale ressaltar que a psoríase é uma doença de pele crônica que causa o aparecimento de manchas vermelhas e ressecadas, que podem causar coceira.   É uma doença inflamatória crônica, não contagiosa.

Daí a importância do dia 29 de outubro, Dia Mundial da Psoríase, data que visa combater a falta de informações sobre a doença, um dos principais problemas para o preconceito sofrido pelos seus portadores.

Diferentemente das alergias, caspas e micoses,  a psoríase pode ser genética, ou ainda desencadeada por motivos externos, que vão desde o estresse à obesidade. 

Atualmente, ainda não há uma cura para a doença, no entanto, existem muitos tratamentos que podem ajudar a aliviar bastante os sintomas desagradáveis. E o bacana é que algumas estratégias nutricionais podem ajudar na melhora da qualidade de vida dos portadores desta patologia.

Se liga nas dicas da Nutri:

 – Abuse dos chás anti-inflamatórios e antioxidantes naturais, como casca de jabuticaba, chá-verde, casca de cacau, romã e cúrcuma. A recomendação é de 250 ml de duas a três vezes ao dia, e, claro, SEM açúcar e adoçantes, ok?

 – Mantenha-se hidratado. Cerca de dois a três litros de água por dia é o ideal.

– No seu cardápio abuse das frutas, como quiuí, jabuticaba, amora, mirtilo, acerola, limão, abacate, damasco, manga, mamão e uva. Não se esqueça de caprichar nas verduras, couve-flor, brócolis, abóbora, cenoura, folhas verdes e tomate são ótimas opções. Se possível dê preferência aos orgânicos.  

– Não se esqueça de incluir as sementes, como girassol, abóbora, linhaça e chia, por exemplo.

– As gorduras boas, do tipo ômega 3, não podem ficar de fora. Capriche nas porções de peixes, cerca de duas vezes na semana; oleaginosas, uma vez ao dia; e azeite, tanto no almoço quanto no jantar.

– Passe longe dos industrializados, farináceos e embutidos ricos em sódio, açúcares e gorduras ruins, como bolachas, linguiça, bacon, apresuntados, molhos prontos, sucos industrializados, refrigerantes, dentre outros...

– Bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois podem dificultar a correta absorção dos medicamentos prescritos pelo médico para o tratamento da psoríase.

 – Controle o estresse e a ansiedade. Chás calmantes como erva-doce, passiflora, cidreira e camomila são ótimas opções. Os óleos essenciais (lavanda, jasmim e laranja) também podem ser utilizados.

Não se esqueça, no que diz respeito à alimentação, o ideal é procurar orientação de um nutricionista para que sejam feitas adaptações na dieta de acordo com as necessidades de cada pessoa. 

E, oh! Nada de abrir mão das recomendações do seu dermatologista, ok?

Conhece alguém que tenha psoríase? Compartilhe esse conteúdo! 

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Nutridicas, por Gabriela Rebello

Nutridicas, por Gabriela Rebello, por Gabriela Rebello

ACESSAR Mais sobre o autor
Nutridicas, por Gabriela Rebello

Nutridicas, por Gabriela Rebello,por Gabriela Rebello

Nutridicas, por Gabriela Rebello

Gabriela Rebello

Nutridicas, por Gabriela Rebello

Com Gabriela Rebello