Macarrão instantâneo mais saudável é cilada!
Gabriela Rebello
Vocês já ouviram falar nessa onda de macarrão instantâneo saudável?
Esse ultraprocessado que chegou às prateleiras com essa cara de “bonzinho” não nos engana, mas pode enganar muita gente por aí!
Na embalagem, os apelos: “Menos sódio”, “fonte de fibras”, fotos de vegetais, embalagem opaca e cores suaves para diferenciar do visual padrão das embalagens dos ultraprocessados. Ele bem que tentou, mas as informações sobre o produto não correspondem à tentativa de construção de imagem “clean” e “saudável” da marca pois de saudável não tem nada!
De fato, houve diminuição de alguns componentes como o sódio, mas o macarrão ainda conta com 621mg do elemento por pacote - 26% do valor diário recomendado! Vale ressaltar que a quantidade por pacote corresponde a apenas 75g (macarrão+tempero) e não é incomum que uma mesma pessoa consuma dois destes de uma vez só!
O aporte de fibras (um dos novos apelos) também não justifica o consumo do produto: 5,5g de fibra é um valor bastante baixo, que consegue ser alcançado em refeições extremamente básicas (o recomendado é que se tenha bem mais que isso por refeição).
Este produto também conta com 12 nomes de aditivos na composição, incluindo nosso velho conhecido Glutamato Monossódico, associado a algumas disfunções fisiológicas.
Os “avanços” nutricionais deste produto ainda não justificam o seu consumo - não passam de estratégias mercadológicas.
Ah, e para fechar com chave de ouro, deixo aqui a frase que eu encontrei em uma das artes de divulgação do produto: "Experimente sem Culpa". Eu não tenho nem mais caracteres para discorrer sobre quão perigosa é essa fala. Mas deixo a seção dos comentários aberta para você, nutricionista e/ou consumidor me contar: qual a sua opinião sobre este produto?
Texto compartilhado por @anniebellophd
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Nutridicas, por Gabriela Rebello,por Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
Nutridicas, por Gabriela Rebello
Com Gabriela Rebello