Lavar ou não lavar o arroz?
Gabriela Rebello
Presente na mesa dos brasileiros, quase que diariamente. Quem ai não gosta de um arroz fresquinho com feijão? Mas já vamos de reflexão: você tem o costume de lavar o arroz, mas vê um monte de recomendações para não lavar e fica na maior dúvida?
Pois bem, vamos lá!
Milhões de pessoas podem colocar em risco sua saúde por cozinhar o arroz de forma incorreta.
A verdade é que a maneira tradicional de cozinhar o arroz fervendo em uma panela até que a água evapore, é insuficiente para evitar a exposição a arsênico. Esse alerta veio de uma equipe de cientistas da Queens University Belfast (Irlanda do Norte).
Isso por que o arsênico é um metal pesado que causa distúrbios neurológicos, problemas no coração, diabetes e até câncer. Também é considerado um disruptor endócrino, e pode causar cistos nos ovários o que está relacionado com a infertilidade feminina e alterações na tireoide.
Mas Nutri, qual a forma correta de preparar o arroz?
Bem simples! O importante é deixar o arroz de molho de um dia para o outro. Em seguida, deve-se lavar e enxaguar até que que a água esteja clara. A próxima etapa é drenar bem.
Mas Nutri, não tem perda de vitaminas e minerais?
Sim! Mas uma perda insignificante que conseguimos repor, facilmente, através de uma alimentação completa e balanceada. Por exemplo quando ingerimos o feijão, os legumes, as verduras... e tantos outros alimentos.
Curtiu a dica? Conta para mim, como você prepara o seu arroz ?
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Nutridicas, por Gabriela Rebello,por Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
Nutridicas, por Gabriela Rebello
Com Gabriela Rebello