Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Foco na alimentação das crianças

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (11)

Gabriela Rebello, do jornal A Tribuna | 11/10/2024, 08:47 08:47 h | Atualizado em 11/10/2024, 08:47

Imagem ilustrativa da imagem Foco na alimentação das crianças
Alimentação dos pequenos deve estar sempre em pauta |  Foto: Canva

Ah, o Dia das Crianças! Uma data cheia de sorrisos, brinquedos e, claro, guloseimas irresistíveis. Mas, como pais e responsáveis, é natural que a preocupação com a alimentação dos pequenos também esteja na pauta, especialmente quando as tentações estão por toda parte. Afinal, como equilibrar o desejo de ver os filhos felizes e a vontade de garantir que se alimentem de forma saudável?

Muitos pais têm a impressão de que, na infância, a alimentação pode ser mais liberada, já que as crianças “estão crescendo e precisam de energia”.

Acontece que a combinação de carboidratos (como arroz, batata e pães integrais), proteínas (como carnes magras, ovos e leguminosas) e gorduras boas (presentes em abacate, castanhas e azeite de oliva) deve estar presente no cardápio diário. Vamos lá!

Quando o assunto é alimentação infantil, vamos de um “bate bola” com a Nutri, com as dúvidas mais comuns:

1. “Posso dar suco de caixinha para meu filho?”

Nutri responde: Suco de caixinha pode ser uma opção prática, mas é importante ficar atento à quantidade de açúcar e conservantes presentes nesses produtos. Se possível, prefira sucos naturais ou, ainda melhor, a fruta inteira. O valor nutricional da fruta é muito maior e a fibra que ela contém ajuda a manter o sistema digestivo em dia.

2. “Meu filho tem muitas preferências alimentares e recusa alguns alimentos. O que fazer?”

Nutri responde: Isso é completamente normal! As crianças são conhecidas por passarem por fases de seletividade alimentar. A melhor abordagem é ser paciente, persistente e criativo. Apresente os alimentos de formas diferentes, como em formatos divertidos. O importante é não forçar e criar um ambiente positivo durante as refeições.

3. “Doces podem fazer parte da alimentação, certo?”

Nutri responde: Claro! O segredo está na quantidade e na frequência. O Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para dar um mimo doce, mas é bom equilibrar com refeições nutritivas durante o resto do dia.

4. “Meu filho só quer comer batata frita e pizza. Como mudar isso?”

Nutri responde: Não se preocupe! O segredo está na introdução gradual de alimentos saudáveis. Tente oferecer versões mais nutritivas dos alimentos preferidos. Que tal uma pizza de massa integral com molho de tomate caseiro e muitos vegetais por cima? Ou batata frita assada, mais leve e cheia de sabor? Aos poucos, eles vão se acostumando com novas opções, sem perder o prazer de comer o que gostam. Ou seja, comemore com Sabor e Alegria!

Neste Dia das Crianças, celebre com muito mais do que só brinquedos. Ofereça refeições nutritivas, transformando o ato de comer em uma verdadeira brincadeira de sabor e saúde. E lembre-se: equilíbrio é a chave! Um pouco de diversão no prato, um pouquinho de açúcar no coração, e muita água para hidratar a energia infinita dos pequenos!

Imagem ilustrativa da imagem Foco na alimentação das crianças
Gabriela Rebello é nutricionista e autora da coluna |  Foto: Arquivo Pessoal

SUGERIMOS PARA VOCÊ: