Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Corpo inflamado

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (05)

Gabriela Rebello | 05/01/2024, 10:28 10:28 h | Atualizado em 05/01/2024, 10:30

Imagem ilustrativa da imagem Corpo inflamado
Gabriela Rebello é nutricionista e autora da coluna |  Foto: Divulgação

Insônia, cansaço, mal-estar, falta de apetite ou ganho de peso podem ser sintomas fortes de um corpo inflamado, sabia? A inflamação crônica pode se desenvolver de forma lenta, devido às agressões silenciosas que o nosso organismo sofre quando nossos hábitos não são saudáveis.

Esses são os casos mais perigosos pois, apesar de imperceptíveis, eles trazem sérias consequências a médio e longo prazos, sendo assim, um sinal de alerta para diversos problemas de saúde, podendo contribuir para o desenvolvimento de doenças como a artrite, diabetes, doenças cardíacas e até mesmo câncer.

Atualmente, os exames laboratoriais fazem parte do diagnóstico nutricional fornecido pelos nutricionistas. Aumento de marcadores bioquímicos no sangue como a ferritina e a proteína C reativa devem ser levados em consideração.

Diversos fatores podem contribuir para a inflamação no corpo, incluindo dieta inadequada, falta de exercício físico, estresse, tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade e doenças crônicas.

A inflamação pode afetar homens e mulheres, e a prevenção e tratamento adequado são fundamentais para a saúde de ambos.

Um estilo de vida saudável, incluindo uma alimentação balanceada e a prática regular de atividades físicas, pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo.

Além disso, a inclusão de chás e fitoterápicos específicos na dieta pode proporcionar benefícios adicionais.

Entre os chás e fitoterápicos que podem auxiliar na redução da inflamação, estão:

1. Cúrcuma: Ela contém curcumina, um composto com propriedades anti-inflamatórias. Pode ser consumida em forma de chá ou adicionada a pratos culinários.

2. Gengibre: O vegetal, que é uma raiz, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Pode ser consumido como chá, adicionado a sucos ou utilizado em pratos cozidos.

3. Camomila: Ela possui efeitos calmantes e anti-inflamatórios, sendo comumente consumida em forma de chá.

4. Chá verde: Contém compostos antioxidantes que podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo.

Além dos chás, a inclusão de alimentos ricos em ômega-3, como peixes de água fria, sementes de chia e linhaça, e a redução do consumo de alimentos processados e ricos em gorduras saturadas também podem ajudar a reduzir a inflamação.

É importante ainda ressaltar que, antes de incluir chás e fitoterápicos na dieta, é fundamental consultar um profissional da área da saúde, especialmente se a pessoa estiver fazendo uso de medicamentos ou tiver alguma condição de saúde preexistente.

O uso de fitoterápicos deve ser feito com orientação adequada para garantir sua segurança e eficácia.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: