Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Comida japonesa

Fundamentais no processo de emagrecimento e na construção muscular, a proteína dos peixes é de alto valor biológico

Gabriela Rebello | 28/04/2023, 14:53 14:53 h | Atualizado em 28/04/2023, 14:53

Imagem ilustrativa da imagem Comida japonesa
Combinados de Sushis e sashimisno |  Foto: Arquivo/AT

Comida japonesa é uma delícia! Quem ama? Mas, será que combina com o processo de reeducação alimentar? Manter a rotina alimentar não está entre as tarefas mais fáceis, especialmente para quem não quer deixar de lado a vida social. 

Sushi, temaki e outras delícias dessa culinária podem ser muito saudáveis, mas também podem virar grandes vilões para quem quer manter a saúde e a forma. Isso porque alguns ingredientes podem transformar os pratos em verdadeiras bombas calóricas. E mais: normalmente, a quantidade que ingerimos é exagerada.

Leia mais sobre Nutridicas aqui

É importante lembrar que peixes, legumes, algas e cogumelos são ótimas opções para quem quer ter uma vida saudável, pois são ricas em proteínas, antioxidantes, ômega 3, fibras, vitaminas e minerais. Mas, claro, tudo deve ser consumido na quantidade certa.

Confira algumas dicas práticas da nutri para você não precisar excluir essas delícias do seu cardápio:

Evite o rodízio: Então, a primeira dica para não escorregar na dieta em dia de sushi é evitar o sistema de rodízio. Afinal, tudo o que é consumido em excesso não é legal!

Muitas opções: Comece pelos cogumelos shimeji ou shitake, sem manteiga e com pouco molho shoyu. Esses cogumelos devem ser consumidos primeiro, pois têm poucas calorias e proteínas de alto valor biológico que dão sensação de saciedade e fortalecem o sistema imunológico.

Nada de frituras: Prefiram as opções cruas, cozidas e, no máximo, grelhadas, que, inclusive, são as que possuem maior variedade nos restaurantes japoneses. Ou seja, exclua do prato os alimentos fritos, como hot roll, rolinho primavera, guioza e tempurás. Ainda que o tempurá, por exemplo, seja feito com legumes, a gordura proveniente da fritura não permite que o alimento traga benefícios.

Leia mais

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Descubra quais os chás permitidos durante a gestação

Aposte na proteína: Fundamentais no processo de emagrecimento e na construção muscular, a proteína dos peixes é de alto valor biológico. Sashimi é vida!

Menos shoyu: O molho sempre presente na comida japonesa é rico em sódio, provocando retenção de líquido e nos deixando inchados. O ideal é trocá-lo pelo limão. Se fizerem questão do shoyu, é só misturar um pouquinho de água direto para ficar mais suave.

Trocar o shoyu tradicional pelo light, que tem redução de 35% do sódio, é também uma boa opção. Para quem tem hipertensão ou problemas cardíacos e circulatórios o ideal é misturar limão, azeite e shoyu light. Essa mistura oferece um molho mais saudável, pois reduz a quantidade de sódio e o limão ainda ajuda nos processos digestivos.

Com alguns cuidados e moderação, mesmo quem não quer perder a linha consegue saborear as iguarias da culinária oriental. Deliciem-se e até semana que vem!

Gabriela Rebello é nutricionista

Leia mais

Cuide da sua voz!

Azeitona verde ou preta: Qual escolher?

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: