Comida e humor
Gabriela Rebello
O ato de dar risadas tem um dia só dele no Brasil: 06 de novembro, que é o Dia Nacional do Riso. Um sorriso transmite tudo, é linguagem entre amigos, é sinônimo de satisfação, de aceitação, de agradecimento e o melhor de tudo... é contagiante!
Então bora aproveitar essa data tão especial e conversar um pouquinho sobre a relação do bom humor com a alimentação.
Se você tem o (mau) hábito de comer sem se sentar à mesa, sem um prato colorido e balanceado, e frequenta os fast-foods, cuidado: a sua saúde mental certamente sofrerá as consequências.
Isso mesmo. Irritabilidade, cansaço, falta de atenção, baixo-astral, depressão, ansiedade e desmotivação podem estar, sim, associados à alimentação. Ficou curioso?
Alguns alimentos têm o poder de interferir na produção de neurotransmissores, que são substâncias químicas que realizam a comunicação das células em nosso cérebro. Se houver falhas nessa conexão toda, ou se os níveis de alguma dessas substâncias não for adequado em nosso cérebro, o resultado será percebido no humor e na disposição.
Veja uma lista de alimentos considerados “fontes de alegria” e como é fácil adicioná-los ao nosso cardápio:
- Proteínas – São ricas em triptofano, aminoácido responsável pelo controle do bem-estar. Logo, inclua no seu cardápio carnes, ovos, feijão, leite e derivados.
- Chocolate – É rico em cacau, possui carboidrato e triptofano que ajudam a estimular a produção de serotonina no organismo. Opte pelo chocolate com 70% teor de cacau e modere o seu consumo.
- Frutas – Banana, laranja, maracujá e jabuticaba combatem o cansaço e o estresse.
- Oleaginosas – Nozes, amêndoas e castanhas possuem selênio, cobre e magnésio que ajudam a diminuir o estresse.
- Peixes e frutos do mar – O selênio e a vitamina B12 presentes nesses alimentos ajudam na redução da ansiedade e do cansaço. Já o ômega 3 colabora na produção de neurotransmissores.
Mas que comidas podem causar o mau humor?
Aquelas que são muito processadas, industrializadas, cheias de açúcares e gorduras trans devem ser evitadas. Elas dão aquela sensação gostosa em um primeiro momento, porém, o problema vem logo em seguida. Alimentação pouco saudável pode potencializar sintomas como o estresse e a depressão.
Também não se deve ficar muito tempo sem comer. Isso reduz os níveis de glicose, o que afeta negativamente o humor. Por isso realizar o mínimo de três refeições ao longo do dia é importante.
Agora que você já entende melhor a relação entre alimentação e humor, tem motivos de sobra para comer de forma correta, afinal, uma dieta com os ingredientes certos garantirá a serotonina necessária para que a alegria esteja sempre presente!
Curtiu? Experimente começar seu dia sorrindo, enxergar a vida com outros olhos: com os olhos de quem sorri!
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Nutridicas, por Gabriela Rebello,por Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
Nutridicas, por Gabriela Rebello
Com Gabriela Rebello