Azia, má digestão e gases: veja como manter a saúde digestiva
Coluna foi publicada nesta sexta-feira (24)
Quarta-feira, dia 29, comemoramos o Dia Mundial da Saúde Digestiva, instituído pela Organização Mundial de Gastroenterologia para mobilizar e orientar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo, que é formado por órgãos responsáveis pela digestão, condução dos alimentos e absorção de nutrientes, desde a boca até o ânus.
Alguns desses órgãos são famosos, como o estômago e o intestino, sem falar no queridinho fígado. Outros, menos lembrados, como o pâncreas, mas importante no processo digestivo.
A médica gastroenterologista Mariana Scarlatelli afirma que atualmente é possível correlacionar doenças do sistema digestivo com hábitos como sedentarismo, tabagismo, etilismo, estresse, dentre outros.
A médica destaca o câncer de intestino é cada vez mais frequente em pessoas mais novas, como é o caso de Preta Gil, que descobriu aos 48 anos.
“Orientamos manter uma vida equilibrada: praticar atividade física, evitar tabagismo e etilismo, alimentação rica em fibras e pobre em ultraprocessados e carnes vermelhas. E fazer a colonoscopia quando houver indicação médica (todos acima de 45 anos e quem tem história familiar, de forma individualizada)”.
A prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde digestiva. E falando em prevenção, a alimentação deve ser o ponto de partida.
Evite alimentos ultraprocessados ricos em açúcares, adoçantes, gorduras ruins e glutamato, como linguiça, bacon, presunto, peito de peru, achocolatado, refrigerantes, suco de caixinha, bolachas e enlatados em geral.
Em contrapartida, não deixe faltar no cardápio protetores como folhas verde-escuras (couve, agrião, rúcula, brócolis, espinafre), cereais (linhaça, gergelim, aveia, levedo de cerveja e lentilha) e frutas (maçã, banana, laranja lima, abacate, mamão e morango). Os prebióticos e probióticos (aspargos, keffir, kombucha, cacau, iogurtes) não podem ficar de fora!
Os chás também são ótimas opções, o tradicional chá de boldo, assim como de manjericão, sálvia, anis estrelado, gengibre, canela e erva doce.
Bora de receita com foco na redução dos desconfortos gastrointestinais?
Receita 1:
Shot matinal: 1 ml de aloe vera gel, 10 gotas de própolis e 30 gotas de tintura de espinheira santa. Misture tudo com um pouco de água e tome em jejum.
Receitas de sucos: Laranja com couve ou abacaxi com hortelã, cenoura e gengibre ou abacaxi com mamão. Devem ser preparados e tomados frescos, para que o máximo de nutrientes seja aproveitado.
Gases, azia, distensão abdominal, prisão de ventre ou diarreia? Procure um gastroenterologista para investigar, tendo como base a equipe multidisciplinar.
E lembre-se, a digestão se inicia na boca, logo, mastigue bem os alimentos!
Fonte: Ministério da Saúde, 2020.