Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas, por Gabriela Rebello

Nutridicas, por Gabriela Rebello

Colunista

Alimentação na terceira idade

| 24/07/2020, 07:20 h | Atualizado em 24/07/2020, 07:29

Para alguns, apenas a terceira idade, para outros, a “melhor idade”. Passar dos 60 anos é a certeza de que o tempo corre rápido, mas, principalmente, que também é hora de aproveitar cada momento da vida. Por isso, para curtir essa fase de forma plena e saudável, é preciso estar atento aos hábitos do cotidiano e preparar um cardápio especial com as necessidades nutricionais específicas dessa faixa etária.

O envelhecimento é um processo biológico natural, inevitável, em que o corpo passa por mudanças, mas, em virtude da idade, já sem a mesma força de outros tempos.

Por isso, manter hábitos saudáveis é tão importante para auxiliar os processos do organismo, que passa a trabalhar mais lentamente e, muitas vezes, desequilibrado.

Sei que muitos chegam aos 60 anos bem jovens, mas a alimentação precisa receber atenção da mesma forma! Mas quais alimentos devem ser introduzidos no cardápio? O que não deve ser consumido?

De início respeite os limites de fome e saciedade que o seu organismo emite. Não existe regra quanto aos horários das refeições. O autoconhecimento é extremamente importante, mas vale observar, nada de forçar um jejum e querer comer as paredes na próxima refeição, ok?

Evite consumir alimentos que sejam industrializados, pois são ricos em gorduras ruins, conservantes, corantes, açúcares e sódio, pois diminuem a absorção de nutrientes pelo corpo, o que acaba dificultando o bom funcionamento do metabolismo.
Ah! E fique atento!

- Garanta o feijão com arroz no prato de cada dia ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e dá energia.

- Consuma diariamente duas porções de leite e/ou derivados. Seus ossos agradecem.

- Escolha um lugar agradável para se alimentar. Ambientes limpos, tranquilos e arejados conferem maior conforto, segurança e autonomia. Impactam na autoestima, no preparo das refeições e no prazer à mesa.

- Coma devagar e mastigue bem os alimentos. Respeite os sinais de seu organismo. Se tiver limitações para mastigar e engolir, adapte a forma de preparo, a consistência, a textura, o tamanho dos alimentos e a quantidade ingerida. Moer, ralar, picar em pedaços menores pode ser alternativas viáveis para facilitar o consumo.

- Inclua frutas, legumes e verduras na sua alimentação. Além de ricos em vitaminas, minerais e fibras, o consumo desses alimentos diminui o risco de várias doenças e auxiliam a função intestinal. Aproveite para comprá-los na safra com menor custo!

- Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite o fumo.

- Beba água. É a melhor hidratação para seu corpo. Diminua bebidas açucaradas (como refrigerantes e sucos industrializados) e alcoólicas. Aromatizar a água com hortelã ou frutas, como rodelas e cascas de laranja ou limão, é uma boa pedida!

E já que domingo, dia 26, comemoramos o Dia dos Avós, leitores de Nutridicas parabéns pelo seu dia. Obrigada por compartilhar as suas experiências e conhecimentos.
Encontro vocês na próxima semana!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: