Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

NUTRIDICAS, POR GABRIELA REBELLO

Com Gabriela Rebello

Alimentação, importante aliada no combate à acne

| 20/08/2021, 10:48 h | Atualizado em 20/08/2021, 10:49
Nutridicas, por Gabriela Rebello

Gabriela Rebello


A pele é nosso maior órgão e, por estar completamente exposta, acaba sendo um excelente espelho de como diversos aspectos da nossa saúde estão funcionando.

Embora a acne seja uma condição que não tenha uma causa única e dependa de diversos fatores, desde as alterações hormonais até a uma alimentação errada, cada vez mais está sendo observada a sua relação com a saúde intestinal, resultando na oleosidade excessiva e, posteriormente, na acne inflamatória.

Diversas são as formas pelas quais o intestino consegue impactar na acne:

  1. Modulação do sistema imune, gerando inflamação;
  2. Efeitos da absorção direta de nutrientes;
  3. Impacto do intestino na modulação dos nossos hormônios;
  4. Influência direta de metabólitos produzidos pela microbiota intestinal.

É comum que a acne ocorra quando nosso intestino está mais permeável e há algum desequilíbrio da microbiota. Uma disbiose intestinal favorece uma disbiose cutânea.

O consumo de alguns alimentos também contribui diretamente na formação da acne, por estímulo ao aumento da inflamação no organismo. Os principais responsáveis, e que devem ser evitados nesses casos, são os laticínios, whey protein,  alimentos gordurosos (bacon, linguiça, frituras e fast-food) e os ricos em carboidratos simples como farinhas, pães e biscoitos, visto que as glândulas sebáceas produzem mais sebo e os poros tendem a ficar entupidos mais facilmente. 

O uso de ativos anti-inflamatórios e antimicrobianos pode ser bastante útil no tratamento da acne. Entre eles, cebola-roxa, alho, orégano, hortelã, gengibre, cúrcuma, aloe vera, abacate, azeite, peixes (sardinha, atum), limão, laranja, brócolis, cenoura, mamão, óleo de coco, espinafre, semente de abóbora, chá-verde, castanha-do-pará, linhaça, iogurte natural e cacau.

São alimentos que se destacam por possuir diversas funções interessantes: são capazes de auxiliar na redução da insulina, modular a queratinização da pele, além de possuir efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos.

Além de enriquecer a alimentação nesses produtos é fundamental beber de 2 a 2,5 litros de água por dia para que a pele esteja hidratada e preparada para a cicatrização.

Assim, além das mudanças na alimentação, praticar atividade física diariamente também ajuda no controle da acne, pois melhora o controle do açúcar no sangue, a produção hormonal do organismo e reduz a oleosidade na pele.

Veja uma receita para ajudar a combater a acne.

Ingredientes: 1 unidade de iogurte natural, mix de frutas vermelhas congeladas (morango, mirtilo e amora), 1 colher (sopa) de farinha de linhaça-marrom, 1 colher (sopa) de óleo de coco.

Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador e servir em seguida.

Portanto, o tratamento da acne vai muito além do uso de cosméticos e antibióticos. Cuidar da saúde intestinal, da alimentação e do estado inflamatório no organismo é parte indispensável para uma pele bonita.

E lembre-se: antes de escolher o tratamento, procure um médico dermatologista e um nutricionista e tenha sempre acompanhamento!
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Nutridicas, por Gabriela Rebello

Nutridicas, por Gabriela Rebello, por Gabriela Rebello

ACESSAR Mais sobre o autor
Nutridicas, por Gabriela Rebello

Nutridicas, por Gabriela Rebello,por Gabriela Rebello

Nutridicas, por Gabriela Rebello

Gabriela Rebello

Nutridicas, por Gabriela Rebello

Com Gabriela Rebello