Alimentação correta ajuda a combater a hipertensão arterial
Gabriela Rebello
Segunda-feira, 26 de abril, é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e é óbvio que a Nutri não poderia deixar essa data passar em branco. A hipertensão, também conhecida como pressão alta, atinge grande parte da população, incluindo adultos e crianças. Mas quais são os sintomas e como podemos preveni-la?
Os sintomas são silenciosos e confundidos com outras doenças: dores de cabeça, tonturas, enjoos, falta de ar, cansaço e sangramentos nasais.
Os principais fatores de risco são a hereditariedade, obesidade, estresse, fumo, consumo de álcool e sal em excesso, níveis altos de colesterol, diabetes, hábitos não saudáveis e sedentarismo.
Embora a hipertensão arterial crônica não tenha cura, ela pode ser controlada quando o tratamento é realizado corretamente.
Também é de extrema importância mantermos um estilo de vida saudável. E é claro que manter uma alimentação saudável, aumentar o consumo diário de água para no mínimo dois litros e combater de vez o sedentarismo estão nessa lista de atitudes corretas.
Além disso, é preciso reduzir o consumo de sal, ultraprocessados, shoyu, suco de caixinha, refrigerantes, macarrão instantâneo, salsicha, presunto, peito de peru, presunto magro, linguiça, catchup, mostarda e molho inglês. O álcool e o cigarro devem ser evitados ao máximo.
Mas existem também aqueles alimentos que não podem ficar de fora da sua rotina alimentar.
Os farelos, as hortaliças e as frutas em geral são fontes importantes de nutrientes, como o potássio, que ajuda a manter a pressão sanguínea estável; o ácido fólico, que causa relaxamento de veias sanguíneas; e a fibra alimentar, que reduz os níveis de colesterol e diminui o risco de doenças cardiovasculares.
Mas quais alimentos são esses Nutri?
Anota na sua lista de compras: aveia, aipo, ervilha, gergelim, feijões, grão-de-bico, cacau, uva-roxa, romã, beterraba, cenoura, oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes), jabuticaba, alho, cebola-roxa, linhaça, chia, rabanete e peixes (a exemplo de atum e sardinha).
Para preparar a comida opte pelo azeite de oliva. No que diz respeito ao delicioso tempero, evite os industrializados e abuse dos naturais: orégano, alho, cebola, manjericão, louro, entre outros.
Confira aí uma receitinha deliciosa de sal de ervas para você poder dar mais sabor aos alimentos e ainda reduzir o consumo do sal. Ele vai bem com tudo!
Ingredientes: 25g de sal, 25g de alecrim desidratado, 25g de salsinha desidratada, 25g de manjericão desidratado, e 25g de orégano desidratado. Modo de preparo: bata tudo no liquidificador e acondicione em um pote de vidro bem seco com tampa.
E para finalizar uma dica megaimportante: leia sempre os rótulos das embalagens, inclusive de adoçantes, pois podem conter sódio (sacarina sódica/ciclamato monossódico). Caso possuam, consuma com moderação.
Curtiram? Visite o médico e faça exames regularmente. Uma dieta equilibrada, com a escolha dos alimentos mais adequados, faz toda a diferença tanto para a prevenção quanto para o tratamento da pressão arterial.
Encontro vocês na próxima semana!
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Nutridicas, por Gabriela Rebello,por Gabriela Rebello
Gabriela Rebello
Nutridicas, por Gabriela Rebello
Com Gabriela Rebello