Uso de assistentes virtuais cresce no Brasil
Coluna foi publicada no domingo (13)
Assistentes virtuais são softwares inteligentes projetados para interagir com os usuários, compreendendo comandos de voz ou texto. Executam tarefas, fornecem informações, agendam compromissos e controlam dispositivos, oferecendo maior conveniência e eficiência no cotidiano dos lares.
No Brasil, o mercado de assistentes virtuais irá crescer de forma considerável nos próximos 2 anos. Segundo estimativas da empresa Statista, em 2025, aproximadamente 11% dos lares brasileiros deve possuir esses alto-falantes inteligentes que auxiliam diversas tarefas domésticas rotineiras.
A adoção de assistentes virtuais como Alexa, Google Assistant e outros, juntamente com dispositivos conectados, está transformando a forma como interagimos com nossas casas e como realizamos as tarefas do dia a dia.
Aqui estão algumas razões pelas quais esse mercado tem potencial para continuar crescendo:
Conveniência e Automatização: Assistentes virtuais e dispositivos inteligentes oferecem a conveniência de controlar várias funções da casa, com comandos de voz ou toques em um aplicativo.
Isso inclui ajustar a temperatura, ligar ou desligar dispositivos, tocar música, definir alarmes e muito mais.
Integração com Dispositivos: A integração de assistentes virtuais com uma variedade de dispositivos inteligentes permite que as pessoas controlem tudo, desde lâmpadas e termostatos até sistemas de segurança e eletrodomésticos. Isso cria uma experiência mais integrada e centralizada.
Facilidade de Uso: A natureza intuitiva dos comandos de voz e interfaces de aplicativos torna a operação desses dispositivos mais acessível, para uma ampla gama de usuários, incluindo idosos e pessoas com deficiências.
Personalização e Aprendizado de Máquina: Com o tempo, os assistentes virtuais podem aprender as preferências e padrões dos usuários, tornando-se mais eficientes em fornecer informações relevantes e desempenhando tarefas de acordo com as necessidades individuais.
Evolução das Funcionalidades: À medida em que a tecnologia avança, os assistentes virtuais estão adquirindo novas funcionalidades, como fazer chamadas telefônicas e até mesmo a capacidade de realizar tarefas mais complexas, como fazer reservas em restaurantes.
Crescente Conscientização do Consumidor: Conforme mais pessoas se familiarizam com as vantagens e comodidades oferecidas pelos assistentes virtuais e dispositivos inteligentes, a conscientização e a adoção continuarão a crescer.
Com isso, à proporção que o uso dos assistentes virtuais continua a ganhar impulso no Brasil, sua presença impactante está redefinindo como interagimos com a tecnologia em nossas casas.
Com funcionalidades que vão além das previsões meteorológicas, esses aliados digitais simplificam tarefas, aprimoram a conectividade doméstica e promovem uma experiência moderna e eficiente para todos.
O futuro é promissor, com assistentes virtuais moldando o modo como vivemos e nos relacionamos com a tecnologia.