Os perigos dos relacionamentos virtuais com estranhos
Artigo publicado na edição deste domingo (23), do jornal A Tribuna
Na última semana, fui procurado por um rapaz desesperado, pois sua mãe, de 70 anos, estava se relacionando com um homem de outro país e se encontrava perdidamente apaixonada.
Cega por essa paixão, a idosa já havia enviado para o “namorado virtual” a quantia de R$ 650 mil com a promessa de que era um mero empréstimo, até ele conseguir reaver seus milhões de euros que estavam bloqueados na Europa.
Leia mais sobre Mundo Digital aqui
Frequentemente, acompanhamos nos noticiários casos de mulheres que se tornam vítimas de homens que conhecem na internet, envolvem-se sentimentalmente e, no ápice da relação on-line acabam enviando grandes quantias em dinheiro ou até mesmo fotos íntimas, que depois serão utilizadas para chantageá-las.
Esses golpistas que se passam por verdadeiros “Don Juan” nas redes sociais são na verdade uma categoria de golpista virtual conhecidos como scammers.
São especialistas em criar perfis falsos para enganar mulheres em aplicativos de namoro (Par Perfeito, Tinder, etc.) ou nas redes sociais (Facebook, Instagram, etc). Os scammers, com destreza criminosa, rapidamente ganham a confiança e o amor da vítima, com a única finalidade de obter vantagem financeira.
Sempre se passam por homens bem-sucedidos, bonitos, inteligentes, viúvos ou divorciados. O perfil de homem perfeito para idealizar um companheiro.
A dica mais importante e eficiente de todas é no sentido de evitar, a todo custo, se relacionar com estranhos na internet.
Entretanto, se isso realmente não for possível, existem algumas dicas que podem tirar qualquer mulher (as maiores vítimas) de situações de perigo real:
Leia mais
Como proteger seus filhos das ameaças do mundo digital
Adolescentes e jogos violentos podem ser uma bomba-relógio
I- Ao se relacionar com alguém pela internet, mantenha uma pessoa de sua confiança informada dos acontecimentos, para servir como “anjo da guarda” e testemunha dos fatos.
II- Nunca envie fotos íntimas para o seu “Romeu”, pois podem ser usadas para uma chantagem financeira.
III- Uma videochamada é fundamental para se certificar se o seu “Romeu” é, de fato, o das fotos compartilhadas.
IV- Salve todos os diálogos e sempre desconfie das características e histórias relatadas pelo suposto amor.
V- Se for marcar um encontro, que seja em um local com grande circulação de pessoas e avise a um parente ou pessoa de confiança. O ideal é nunca ir sozinho, todo cuidado é pouco!
Mesmo sendo respeitadas essas dicas, sempre existirá o risco de se tratar de um criminoso. E não é um risco pequeno.
Concluindo, Shakespeare certamente não conheceu a Internet, pois se a tivesse conhecido não recitaria “Tarde demais o conheci, por fim; cedo demais, sem conhecê-lo, amei-o”.
Nos dias atuais, não dá para arriscar absolutamente nada sem pesquisar, indagar, checar e desembrulhar todos os dados que uma pessoa pode estar escondendo sobre ela. Descarte o Face a Face e volte para o Cara a Cara, para não correr riscos!
Eduardo Pinheiro é consultor de tecnologia da informação
Leia mais
Finalmente, redes sociais podem deixar de ser terra de ninguém
Aprenda a economizar a bateria do seu smartphone