Minhas impressões
O desfecho que Internacional e Flamengo deram ao primeiro turno, com derrotas na 19ª rodada, após o empate entre eles no jogo da semana passada, reforça a impressão de que há mesmo um equilíbrio técnico entre os times. Em especial os dirigidos por Coudet, Domènec e Sampaoli, que ocupam as três primeiras colocações do Brasileiro. Mas a evolução de times como o São Paulo de Diniz, o Fluminense de Hellmann e o Santos de Cuca nos sugerem cautela nas previsões do returno.
Flamengo 1 x 4 São Paulo
Há várias formas de se analisar a goleada sofrida pelo time de Domènec Torrent no Maracanã: dos erros dos zagueiros Gustavo Henrique e Natan aos pênaltis desperdiçados pelos atacantes Bruno Henrique e Pedro.
Da ausência dos volantes Thiago Maia e Willian Arão à atuação do goleiro Tiago Volpi, do São Paulo de Fernando Diniz. Todas bem pertinentes, registre-se.
Mas, sob o ponto de vista da disputa tática ou até mesmo da luta pelo título, o jogo que marcou a perda da invencibilidade rubro-negra que já durava 12 jogos consagrou as ideias ofensivas de dois ótimos treinadores. Apenas isso...
Fortaleza 0 x 1 Fluminense
O gol de Wellington Silva, numa das raras ações ofensivas bem-sucedidas de Ganso, deu ao time de Odair Hellmann a vitória e o tardio reconhecimento dos céticos. Mesmo sem Dodi e Nenê, importantes no balanço entre a defesa e o ataque, o time que ao fim do Carioca já se exibia com características bem competitivas teve mais posse de bola, finalizações, chances claras...
E reparem que o adversário era o Fortaleza de Rogério Ceni, que só havia perdido em casa na rodada de abertura, para o Athletico/PR (2 a 0).
Botafogo 2 x 2 Ceará
O time dirigido pelo treinador de goleiros Flávio Tenius jogou relativamente bem. Mas são nítidas a falta de liderança em campo e a ausência de alguém que, fora dele, absorva a pressão externa.
O Botafogo demorou para reestruturar seu departamento de futebol com a morte de Valdir Espinosa, e Túlio Lustosa, só agora contratado, não tem o respaldo da torcida para fazer suas escolhas. Vide o passo atrás após o acerto com o técnico Ramon Menezes.
O Botafogo tem de pelo menos empatar com o Bahia no domingo, fora, para não fechar o turno com a pior campanha na era dos pontos corridos de 20 clubes.