Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

FONTE GRANDE

Vendas do mercado náutico vão de vento em popa

Coluna publicada neste domingo em A Tribuna

Luiz Trevisan | 25/09/2022, 09:52 h | Atualizado em 25/09/2022, 09:53
Fonte Grande

Luiz Trevisan


Impulsionada pela pandemia e a busca de vida saudável, a venda de lanchas, barcos a vela e jet ski aumentou 50%, nos primeiros oito meses deste ano. Um sinal disso e da crescente demanda dos associados, é que o Iate Clube do Espírito Santo vai construir outra marina, passando de 250 para 460 as vagas no seu terminal.

O comodoro do Iate Clube, Fabiano Alves, aponta embarcações ancoradas na Curva da Jurema, que virou um improvisado puxadinho de marina. “Há cerca de 120 embarcações ali, sem ligação com o Iate, evidenciando a carência de uma marina pública, que agora entrou no radar da Prefeitura de Vitória”, sinaliza. Essa marina está prevista para a Enseada do Suá. Cogitou-se Camburi, porém lá não há profundidade ideal.

Linha e anzol

Empossado em agosto último para mandato de dois anos, o comodoro Fabiano Alves vê o mercado náutico “expansivo e diversificado, hoje temos até embarcações compartilhadas”, frisa.  Outra meta é o funcionamento de restaurante, no Iate Clube, aberto ao público.  “Vamos construir um onde hoje é a garagem. Funcionará em tempo integral”, antecipa. 


          Imagem ilustrativa da imagem Vendas do mercado náutico vão de vento em popa
|  Foto: Divulgação

ESTÃO VOLTANDO AS FLORES – Os ipês foram os primeiros a climatizar a chegada da primavera, atapetando canteiros, alamedas, ruas e jardins. A volta das flores inspira sentimentos diversos, como a euforia do compositor Paulo Soledade. Após longa internação hospitalar, ele saiu às ruas e celebrou com esses versos: “Vê, estão voltando as flores/Vê, nessa manhã tão linda/Vê, como é bonita a vida/Vê, há esperança ainda”.

A propósito

Vem aí, de outubro a fevereiro, a nova temporada de pesca oceânica do marlim-azul, tradição do Iate que atrai embarcações de outros estados e do exterior. Devido à nova regra do torneio,  auxiliada pela tecnologia, agora o peixe capturado é filmado, pesado e devolvido ao mar.

Financiamento para Judiciário avança 

Destinado ao programa de digitalização do Judiciário capixaba, avança na Comissão de Relações Exteriores do Congresso, o pedido de financiamento junto ao Bird, no montante de U$ 35 milhões (cerca de R$ 175 milhões). A expectativa é que o parecer favorável seja dado até final da primeira quinzena de outubro. O presidente do Tribunal de Justiça, Fábio Clem, já revelou à coluna que a verba pleiteada será fundamental avançar na informatização das comarcas. “Hoje, 75% dos processos ainda são analógicos”, apontou.

Concurso à vista

Foi publicada no diário do Tribunal de Justiça a comissão encarregada de normatizar o concurso público para servidores. Inicialmente, deverão ser nomeados 170 servidores. Os demais aprovados passarão a figurar no cadastro de reserva.

À sombra da árvore

Fora desta campanha eleitoral, o ex-governador Paulo Hartung – agora executivo de uma reflorestadora – publicou artigo no Dia da Árvore, onde revela a preocupação ambiental com o aquecimento planetário. E aponta como exemplo de criatividade a Symbiosis Investimentos, no Sul da Bahia, “que aposta no plantio comercial de árvores nativas da Mata Atlântica”.

Vedetes eleitorais

Cais das Artes, Aquaviário e Convento da Penha viraram destaques de candidatos, na propaganda eleitoral. Oposição reclama de atraso nas obras dos dois primeiros projetos. Já o Convento volta a receber críticas devido à pouca acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência, a começar por falta de rampas. Escada-rolante e elevador, opções possíveis, têm restrição dos freis, que temem impacto nas antigas estruturas.

CURTA

ARBORIZAÇÃO DIGITAL. Na Serra, programa municipal incentiva morador a usar o celular e fotografar árvores. Servirá para cadastro e montagem do Plano Diretor de Arborização Urbana.

DESCARBONIZAÇÃO. O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, vem ao Estado, na próxima quarta-feira. Participa, na Findes, do debate “Descarbonização na Indústria e Energias Renováveis”.

TRIPLEX VERMELHO. Espécie de quartel da oposição, em Vitória, foi inaugurado na Praça Costa Pereira, entrada da rua Sete. Era um hotel e agora tem espaços para shows, eventos e museu.

RADARES. Os 56 radares existentes nas rodovias, muitos com baixa visibilidade, deverão ser trocados por equipamentos luminosos, conforme lei aprovada na Assembleia Legislativa.  

ONTEM E HOJE. Nada mais anacrônico do que candidato que ainda prefere gastar sola de sapato em vez de frequentar salas digitais.

FILOSOFIA NA PANDEMIA. “Números da vacinação e das pesquisas eleitorais se parecem, pois impressionam alguns e desacreditam outros”. Entreouvido em fila de cartório.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Fonte Grande

Fonte Grande, por Luiz Trevisan

ACESSAR Mais sobre o autor
Fonte Grande

Fonte Grande,por Luiz Trevisan

Fonte Grande

Luiz Trevisan

Fonte Grande