Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Reforma profunda no Teatro Carlos Gomes, após “maquiagem”

| 16/02/2020, 13:22 13:22 h | Atualizado em 16/02/2020, 18:56

Nos próximos dias, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) divulga edital de licitação para reforma e restauro do Teatro Carlos Gomes, em Vitória. Serão feitas melhorias na acústica, sonorização, climatização e parte elétrica, entre outras.

Nos últimos anos, o Carlos Gomes passou por reformas pontuais como reparo nas infiltrações e pintura. Alguns técnicos consideram que houve apenas “maquiagem” diante das necessidades do mais antigo teatro capixaba em funcionamento, inaugurado em 1927, cópia do Scala de Milão.
Valor e prazo da obra serão detalhados na licitação. Mas tão cedo o teatro não reabrirá as cortinas.

Cortinas fechadas

Inaugurado em 5 de janeiro de 1927, o Teatro Carlos Gomes, projeto do arquiteto italiano André Carloni, vai ficar muito tempo fechado devido à reforma e restauro. As últimas obras ali realizadas não resolveram questões como sonorização e parte elétrica.

Negócio das Arábias
Gestores atuais da Viação Itapemirim anunciaram possibilidade de captar R$ 2 bilhões, junto a um fundo soberano dos Emirados Árabes, para investir em aeronaves.

Parece “negócio das Arábias”, pois a empresa encontra-se em recuperação judicial. Além disso, o antigo dono e fundador, Camilo Cola, através de herdeiro, tenta recuperar o controle da empresa. A alegação é que atuais gestores não teriam cumprido acordo financeiro referente ao passivo.

No Morro do Sal
Mais de 40 casas às margens do rio, entre Vargem Alta e Jaciguá, seguem habitadas e correndo perigo.

Rio acima ...
Entre as sugestões de ambientalistas para minimizar enchentes nas cidades, uma chama a atenção: construir lagoas de vazão, às margens do rio, também conhecidas como “piscinões”. Na cheia, parte da água é desviada do leito para a lagoa. Na baixa, acionando bombeamento e comportas, a água volta ao leito.

...Rio abaixo
Há um porém: é obra tecnicamente complicada e cara. Funciona na França. Por aqui, em plena crise...

Metáfora social
Oscar de melhor filme, o sul-coreano “Parasita” bateu três meses em cartaz em Vitória. Uma explicação para tamanho sucesso é que se trata de metáfora social atualizada: no andar de cima, beleza; mas embaixo, nos subterrâneos, o bicho pega.

Ponte do desejo
Lideranças de Colatina têm um sonho de consumo em comum, que é a construção de uma terceira ponte na área urbana da cidade. Por enquanto, ainda é sonho de noite de verão.

Primeira limpeza
O rio São José, em Águia Branca, vai passar por uma limpeza nas margens, após as últimas enchentes e proliferação de animais peçonhentos e mosquitos. Demorou, pois será a primeira vez, desde a emancipação de São Gabriel da Palha, há 32 anos.

Nova programação
À espera de uma grua, para o giro das câmeras pelo cenário, a TV Assembleia prepara nova programação. Além da “Central Assembleia”, onde quatro deputados e mediador vão entrevistar autoridades, também estreia em breve podcast legislativo.

...Pregão digital
E todas as licitações da Assembleia Legislativa passarão a ser transmitidas pela internet.

Curta

Férias ameaçadas Governador Renato Casagrande programou tirar alguns dias de férias, após o Carnaval. Com atual clima na segurança pública, parece sem chance.

Bienal mantida Mesmo com os prejuízos das enchentes, a Prefeitura de Cachoeiro mantém no calendário, em junho, a Bienal Rubem Braga.

A propósito Fala do ministro Paulo Guedes, sugerindo turistar em Cachoeiro, virou meme obrigatório. Ainda mais com a cidade ainda se recuperando das enchentes.

Outros carnavais No mais, esqueça a marchinha do Zé Keti: “Vou beijar-te agora, não me leve a mal, hoje é Carnaval”. Agora soa assédio.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: