Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

FONTE GRANDE

Há 50% dos imóveis em situação irregular

Uma das principais irregularidades é a falta de escritura pública registrada

Luís Trevisan | 08/05/2022, 10:27 h | Atualizado em 08/05/2022, 12:06
Fonte Grande

Luiz Trevisan


Mercado imobiliário reaquecido, principalmente para moradias de alta e baixa renda, um dado chama atenção de especialistas do setor: cerca de 50% dos imóveis apresentam alguma irregularidade, sendo a principal delas a falta de escritura pública registrada. “Quase sempre há pendência de documentos, um ITBI que não foi recolhido”, ilustra o presidente do Conselho dos Corretores de Imóveis do Espírito Santo (Creci-ES), Aurélio Dallapícula.  Ele aponta a crescente favelização em áreas urbanas, e elogia o esforço de algumas prefeituras para regularizar documentos. “Vitória tem sido um bom exemplo”, frisa. E o corretor Bonicenha lembra que a informatização “trouxe agilidade para colocar logo documentos em dia”. 

Campinho menos verde

Ganha eco nas ruas e gera revolta nas redes sociais o desmatamento observado em encosta no centro de Campinho (Domingos Martins), associado ao silêncio de autoridades. Gerou um outdoor, postado na entrada da cidade, pedindo atenção para o problema e apontando “crescente desmatamento da Mata Atlântica nos últimos anos”.

Condomínios em alta

Seguindo tendência de mercado no auge da pandemia, está em alta a procura por imóveis que propiciem contato direto com a natureza. Dallapícula cita com destaque a procura por áreas no entorno da Pedra Azul (Domingos Martins) por gente da Grande Vitória. “Aumentou muito a demanda por condomínios fechados, que aliam conforto com segurança”, frisa. 

Parque Ilha da Luz

Está na planilha da Prefeitura de Cachoeiro o projeto que transforma a Ilha da Luz em parque urbano. Prevê desocupações de áreas, inclusive um pavilhão da municipalidade. A ideia é resgatar aquele espaço, bem arborizado e arejado em cidade quente, para lazer da população.

Jacaré no pedaço

Na década de 1980, a Prefeitura de Cachoeiro construiu piscinão de água corrente, na Ilha da Luz, que virou atração. Porém, rivais do prefeito colocaram ali um jacaré, que espantou geral.

 Vacina com variantes

Infectologistas, entre eles o capixaba Lauro Ferreira Pinto, debatem a possível compra de vacinas contra covid 19 por clínicas particulares, desde que a dosagem inclua variantes da ômicron. Sem elas, não é bom negócio, pois o sistema público está lotado de vacina.

 Saúde mais cara

Operadores de planos de saúde no Estado aguardam reajuste superior a 15%, que está na bica para ser autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O setor alega que valores “foram congelados durante dois anos de pandemia” e que há uma inflação médica.

Governador e PT

Casagrande chamou cardeais do PT para conversar, pedindo apoio do partido à reeleição. “Desceu do salto”, brincou um deles. Foi cogitada, pelo governador, já de olho nas pesquisas, possível desistência da candidatura de Contarato ao governo. 

 PT e Senado

Dos quatro pré-candidatos ao Senado pelo PT, o ex-reitor da Ufes Reinaldo Centoducatte desponta agora como favorito. Ganhou endosso de importantes lideranças do partido. Consideram que a candidatura dele “abre portas dentro e fora do mundo acadêmico”.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Fonte Grande

Fonte Grande, por Luiz Trevisan

ACESSAR Mais sobre o autor
Fonte Grande

Fonte Grande,por Luiz Trevisan

Fonte Grande

Luiz Trevisan

Fonte Grande