Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Ferrovia centenária, Vitória-Cachoeiro está longe dos trilhos

Coluna foi publicada no domingo (24)

Luiz Trevisan | 25/09/2023, 11:24 11:24 h | Atualizado em 25/09/2023, 11:25

Imagem ilustrativa da imagem Ferrovia centenária, Vitória-Cachoeiro está longe dos trilhos
Luiz Trevisan. autor da coluna |  Foto: Divulgação

Considerada inviável para cargas, devido ao trajeto longo, sinuoso e com bitolas estreitas para novas locomotivas e vagões, a centenária ferrovia ligando Vitória a Cachoeiro está cada vez mais longe dos trilhos. Sucateada em vários trechos, está na iminência de ser devolvida à Rede Ferroviária Federal pela VLI (Valores da Logística Integrada), que hoje controla essa concessão dada à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) em 1996. Oficialmente, a VLI informa que a Agência Nacional de Transporte Terrestre avalia a destinação desse e outros trechos concedidos à FCA, cuja validade expira em 2026. E comenta: “Em caso de devolução, uma análise de valoração será realizada pelo órgão regulador para pagamento de indenização”. A VLI hoje investe em cargas no ramal Vitória-Minas, e nas importações e exportações através de portos capixabas.

...Apitos e abandono
O cenário atual da ferrovia Vitória-Cachoeiro, concluída em 1910, é de algo que parou no tempo: estações abandonadas, trilhos roubados ou encobertos por mato e construções. Nas áreas urbanas, as margens de via viraram ciclovias e pistas para veículos. Na melhor versão, servem como canteiro de plantas. Uma ou outra prefeitura tenta preservar trechos para eventuais passeios turísticos. Da época áurea dos passageiros e cargas, só apitos na memória.

Vem aí a temporada de pesca do Marlin

O Iate Clube do Espírito Santo abre nesta segunda (25), em seu site, inscrições para os torneios de pesca que serão realizados entre 21 de outubro e janeiro de 2024. Vai ter patrocínio do Manami, empreendimento que será construído na Enseada Azul (Guarapari), e estão previstas participações de 15 equipes. O diretor de Pesca do Iate, Júlio Silbermann, pontua que todos os peixes capturados logo são soltos. “No torneio passado, em três dias foram pegos e soltos 171 marlins brancos”, ilustra.

Duas chapas na Ufes
Nesta semana começa a campanha para Reitoria da Ufes e duas chapas inscritas, conforme a coluna já noticiou: “Ufes com orgulho”, Eustáquio Castro (reitor) e Sonia Lopes (vice); e “Ufes mais”, das professoras Edinete Rosa (reitora) e Maria Lucia Garcia (vice). No dia 17 de outubro inicia a fase dos debates, o primeiro no campus de São Mateus. Votação dia 8 de novembro.

Gengibre é pop
Com um aumento de 137% nas exportações do agro capixaba, entre janeiro e agosto último, o gengibre segue liderando a variação positiva entre os principais produtos, seguido do café em grãos (33%) e a celulose (25%). Em viés de baixa, pimenta do reino (-19,5%) e mamão (-21,9%). Já as maiores quedas no período ficaram com o frango (-53%) e os peixes (-30,7%).

Time do futuro

Em dias de escolinha, é comum ver mais de 100 crianças, de 5 a 12 anos, animando as dependências do Vitória FC, em Bento Ferreira. Nos dias de jogos, esses e outros garotos, juntos aos pais, tios e avós, inflam as arquibancadas num clima festivo que costuma empurrar a equipe. “É o time do futuro que se faz presente”, aposta o ex-presidente Ademar Rocha, que cita a atual renovação do plantel – mantendo alguns jogadores –, novo comando em formação e futura ampliação do estádio para cinco mil torcedores. E no dia 15 dezembro próximo, em nova versão, o “Vitoraço” inicia os preparativos para 2024.

...Torcida empolga
Animados pela torcida mirim e a tradicional charanga, nas arquibancadas, assistir aos jogos do Vitória em casa virou programa de muita gente grande. É o caso do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Sérgio Aboudib, torcedor assumido. “O ambiente é dos melhores e com toda segurança. É sempre um bom programa nos finais de semana”, opina.


Curta

JAZZ. A quarta edição do Marien Calixte Jazz será realizada nos dias 20 e 21 de outubro, no Parque Cultural Casa do Governador, Praia da Costa, Vila Velha.

AFRO. Na próxima sexta-feira (29), a Luthando Arts Academy apresenta “Amawethu”, espetáculo baseado na herança cultural da África do Sul, no Sesc-Glória,Vitória, edição Sonora Brasil.

LIDERANÇAS. Começa neste domingo (24), no campus da UCL (Manguinhos), o workshop “Líderes em Ação”, para treinar jovens de regiões socialmente vulneráveis. Iniciativa da Rede Plena e Rotary Serra.

RIO MARINHO. Nesta terça (26), no Palácio da Cultura Sônia Cabral, exibição do documentário “Marinho”, direção Farid Sad, baseado no livro “Lembranças do Rio Marinho”, de Juliano Motta.

FILOSOFIA PÓS-PANDEMIA. “A primavera que espero fica abaixo de 40 graus, mas está difícil”. Entreouvido em conversa de elevador, em meio às previsões de calor e flor.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: