Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

De vilão ambiental a herói da construção, o plástico evolui

Jornal A Tribuna | 27/03/2022, 16:08 16:08 h | Atualizado em 27/03/2022, 16:09

A construção civil é hoje o setor que mais consome plástico transformado, 23,1%. E se dura mais de 200 anos para se decompor na natureza, transformado, o plástico é atualmente imprescindível à construção civil, indústria automobilística e de alimentos, incluindo cervejas artesanais. 

“Há um mundo de possibilidades que se abrem no mercado. O uso do plástico é infinito”, aponta o novo presidente do Sindiplast-ES, Nevilton Gasparini. E destaca: a construção civil, com 23,1%, é a que mais consome o plástico, seguida da indústria de alimentos (20,4%), artigos de comércio (9%), automóveis (8,9%) e bebidas (5,8%). 

Reciclagem pouca

Nevilton Gasparini cita que a reciclagem do plástico usado não passa hoje de 25%. “O ideal é o plástico biodegradável. Já há experimentos, porém, esse tipo é quatro vezes mais caro, ainda não se sustenta comercialmente”. Sobre o uso das polêmicas sacolas de supermercados, tão condenadas por ambientalistas, concorda que é preciso limitar. “Mas, antes, é preciso mudar a cultura desse uso. Vilão do meio ambiente não é o plástico, mas o seu descarte incorreto”, diz.

Laços da imortal...

Empossada na Academia Brasileira de Letras, na cadeira número 17, a atriz Fernanda  Montenegro é viúva do capixaba Fernando Torres, também ator, que nasceu em Guaçuí e dá nome ao teatro municipal, inaugurado pelo então prefeito Luiz Moulin, em 1983. 

“O pai do Fernando, Manoel Monteiro Torres, era médico e foi o primeiro prefeito de Guaçuí, eleito em 1929”, cita Moulin, ressaltando que o teatro é motivo de orgulho e onde pulsam as manifestações culturais da região. “Mesmo na pandemia, funcionou regularmente”, frisa.

 ...Palavras dela

Fernanda Montenegro gerou polêmica entre brasilienses quando, em entrevista, disse: “Penso que Brasília é um país invasor que coloniza o Brasil”. Referia-se, naturalmente, ao comando dos poderes e influências, como a bancada da bala, do agronegócio e outras do Congresso.

Câmera, ação

Um dos pioneiros da produção cinematográfica do Espírito Santo, incluindo raridades, o pernambucano Ramon Alvarado integra o “Acervo Capixaba”, da produtora Pique-Bandeira Filmes, que fez novas cópias digitais de sete dos seus filmes. Serão exibidos, com presença do cineasta, em sessão especial, na próxima quinta-feira, no  Sesc Glória de Vitória. Entrada franca.

Vai monitorar

Lançada a pré-candidatura do deputado federal Felipe Rigoni ao governo, a próxima etapa é promover eventos e monitorar a aceitação por meio de pesquisas. Dependendo dos números registrados, segue em frente. Ou faz meia-volta e vai buscar a reeleição.

Avenida no papel

Em um dos últimos atos quando era governador, Paulo Hartung aprovou projeto para construir uma avenida Beira-Rio, em Guaçuí, sua terra natal. Contudo, não saiu do papel até hoje.

NOITES CAPIXABAS – Raro registro de um encontro de músicos memoráveis. Animaram bailes, shows e participaram das primeiras gravações regionais de discos.  Da esquerda para direita, Marinho Carlos (acordeon), Hélio Mendes (piano), Maurício de Oliveira (guitarra), Betinho (bateria), Edylio (baixo) e Moacyr Barros (saxofone).

 

Imagem ilustrativa da imagem De vilão ambiental a herói da construção, o plástico evolui
Registro raro de músicos memoráveis |  Foto: Arquivo Digital/Divulgação

Curta


DOIS EM UM. Jorge Elias Neto lança, no próximo dia 7, “Manual de Estilhaçar Vidraças” e “A Arte do Zero”. Livros serão autografados das 17 às 21 horas, na Biblioteca Adelpho Monjardim.

GAUCHE E ZEBEDEU. O duo Zébedeu e o cantor e compositor Juliano Gauche, atual morador de Manguinhos, se apresentam no Teatro Sônia Cabral, na noite do próximo domingo. 

PRIMEIRO DE ABRIL. “Desta vez, a data, na próxima sexta-feira, será o dia da verdade para os candidatos às próximas eleições”. Ouvido na sala do cafezinho da Assembleia Legislativa.

COXIA. Atriz Alcione Dias encerra hoje a “Oficina de Iniciação ao Teatro”, no Centro Cultural Máximo Zandonadi, em Venda Nova do Imigrante.

FILOSOFIA NA PANDEMIA. “Acendeu a luz verde no mapa da covid-19. Vamos em busca do tempo perdido”. Entreouvido em evento presencial, dos muitos que voltam a ser agendados.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: