Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

O desafio da Ação Social para novos prefeitos

| 27/12/2020, 09:03 09:03 h | Atualizado em 27/12/2020, 09:13

O maior desafio dos novos prefeitos que assumem neste 1º de janeiro será imprimir com prioridade um programa de ação social para atender famílias carentes, e compensar possível fim ou redução do auxílio emergencial do governo Bolsonaro. A avaliação é do presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Gilson Daniel, que sugere aos novos prefeitos “buscar parcerias e reforçar logo a equipe de Ação Social”, até para depois poder apoiar na tarefa da vacinação contra a Covid-19. “Vai ser um início de ano tenso”, avalia.

À espera da vacina

O presidente da Amunes opina sobre uma possível aquisição de vacinas, por parte dos prefeitos, conforme chegou a ser autorizada por ministro do STF. “Sonho de consumo de todos os prefeitos é a vacina. Se pudessem, comprariam direto. Porém, falta dinheiro. E o que é principal: vacinação sempre foi atribuição do governo federal. Espero que o governo Bolsonaro pare de bater cabeça e faça logo a sua parte”, frisa Daniel.

Xerife do Norte

Com fama de “xerife”, o deputado estadual Enivaldo dos Anjos, que vai assumir a Prefeitura de Barra de São Francisco, já avisou que irá endurecer com as agências bancárias que deixam formar filas extensas nas portas, geralmente de pessoas carentes em busca de auxílio emergencial. Uma cena comum ali e em muitos outros lugares. Outra fila que incomoda Enivaldo é a de pessoas expostas em frente às unidades de atendimento à Covid.

Luz fugidia

Durou menos que o brilho no céu da “Estrela de Belém” – alinhamento raro entre Júpiter e Saturno – a iluminação feita no alto do pico do Itabira, em Cachoeiro, colocada por alpinistas. O prefeito Victor Coelho opinou: “Não teve sustentabilidade nem era prioridade nossa”.

Petição e fusão

O anúncio da fusão da Secretaria de Cultura de Vila Velha com a pasta de Esportes rende abaixo-assinado virtual da classe artística em defesa da autonomia de gestão. O município tem cerca de 80 espaços culturais e mais de 400 artistas cadastrados.

Caminho das pedras

Setor responsável por 10% do PIB estadual, a produção de rochas ornamentais registrou incremento nas exportações, em novembro, acima de igual período de 2019. Mas o recrudescimento da pandemia volta a acender sinal de alerta.

Cara, Caraíva

Turista capixaba recém-chegado do badalado circuito alternativo Caraíva, Arraial da Ajuda e Trancoso – um dos favoritos dos descolados, no sul da Bahia, elegeu a famosa vila, entre igarapés, como a melhor alternativa nesses tempos de pandemia. Em Caraíva, ainda há pouco turista e a reabertura a visitantes trouxe restrições com protocolo sanitário. O famoso forró da vila, noite adentro, está proibido. E os bares têm horários limitados. O receio é que o fluxo em janeiro deixe a situação fora de controle.

Cadência 2021

O abre-fecha de praias e o apagão dos fogos de artifício nesta virada do ano sinalizam que, na prática, só haverá Réveillon e Carnaval após a vacina. E se o bloco negacionista não atravessar.

Uma rota florida. Centenas de pés de ipês foram plantados na estrada que liga Campinho a Soído, em Domingos Martins, para estimular o agroturismo. Ao longo de cerca de cinco quilômetros, estão previstas pousadas e arranjos produtivos, que vão do mel ao artesanato.

Imagem ilustrativa da imagem O desafio da Ação Social para novos prefeitos
Rota dos ipês |  Foto: Julio Huber

Curtas


Direito. A Escola Superior da Procuradoria-Geral do Estado vai abrir seleção, no 2º semestre de 2021, para o curso de pós-graduação em Direito do Estado e Advocacia Pública.

Além de Santa Teresa... Polícia Florestal também flagrou desmatamento irregular em áreas rurais de Rio Novo do Sul.

Itaúnas de luto. Sinônimo de forró, dunas e praias, a Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, vive seu inferno astral com o registro de assassinatos.

Feliz Ano Novo. Coluna recebe e retribui os incontáveis votos de Feliz 2021! De preferência, com o fim da pandemia.

Filosofia na pandemia  – “Pensei que já tinha visto de tudo em quinquilharias, até tomar conhecimento de camelô oferecendo ‘vacina chinesa’”. Entreouvido no folclórico Bar do Gegê.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: