Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

No perde e ganha, o pão nosso abre mercado

| 01/08/2021, 09:33 09:33 h | Atualizado em 01/08/2021, 09:47

O isolamento na pandemia restringiu a ida às padarias, reduziu em 70% as vendas do pãozinho francês, mas o setor reagiu, diversificando meios e produtos, repaginando lojas, investindo no atendimento online. No geral, as duas mil padarias existentes hoje no Espírito Santo não têm o que reclamar. Se elas perderam na venda do pão fresco, ganharam na venda do pão de fôrma.
“Padaria é um celeiro de inovações constantes”, diz o presidente do Sindipães, Ricardo Pinto, que há 30 anos atua no ramo. Outro impacto no cenário da panificação decorreu da crise econômica e o aumento da produção caseira de pães e bolos até como meio de sobrevivência para muitas pessoas. “O pão tem um caráter humanitário e religioso”, pontua Ricardo.

Padaria do futuro

Uma maior transparência na produção das padarias é tendência e cobrança de consumidores. “As pessoas gostam de ver a finalização do produto, tem a questão da higiene. Mas é desafio para muitos, pois demanda maior espaço físico das lojas”, cita o dirigente do Sindipães. Ele aponta ainda a alta dependência da importação do trigo, 70%, como “fermento dos preços”.

Concorrência leiteira...

A inauguração da unidade de laticínios Porto Alegre, em Rio Novo do Sul, acirra a concorrência de um setor em alta. No próximo 25 de setembro, a Cooperativa Selita inaugura sua nova unidade em Safra, Cachoeiro, nas comemorações dos seus 83 anos. Numa área de 20 mil metros quadrados, terá capacidade inicial para processar um milhão de litros de leite por dia.

...Condomínio de vacas

Na Região Norte, a Cooperativa Veneza, incorporada pela Coopeavi – Cooperativa Agropecuária Centro-Serrana, busca autossuficiência na produção leiteira, por meio de um “condomínio leiteiro”, instalado em Jaguaré, que junta vacas de pequenos produtores.

Muqui não deu samba

Imagem ilustrativa da imagem No perde e ganha, o pão nosso abre mercado
Cidade de Muqui |  Foto: Divulgação

Terra da Folia de Reis, do artesanato, casarios históricos e decantado bucolismo, Muqui se prepara para celebrar remotamente o Dia Nacional do Folclore, no próximo dia 22. Em tempos remotos, 1934, Muqui recebeu o famoso compositor carioca Noel Rosa e o conjunto de Benedito Lacerda, para apresentação em um clube. Porém, por ser período de quaresma, o pároco fez a maior campanha contra, e o show foi cancelado por falta de público. Daí, Noel, reza o folclore, teria cunhado a expressão: “Muquiranas”.

Vasto “laranjal”

Senadores capixabas andam debruçados sobre a PL de Ciro Nogueira (PP-PI), que limita candidaturas proporcionais, em 2022. É polêmico, e o autor justifica: “O fim das coligações e do financiamento privado impõem limites, para evitar candidaturas desnecessárias e laranjas”.

Na lua de Júpiter

Um escritor espanhol, famoso por relatos fantasiosos, provocou debate nas sociedades protetoras de animais ao abordar o “costume” de uma hipotética civilização existente em Ganimedes, a maior lua de Júpiter. Segundo ele apurou “por telepatia”, a comunidade de Ganimedes proibia a convivência doméstica com animais, para evitar possíveis doenças. “Bicho bom é na natureza”, seria uma espécie de bordão naquele mundo da lua, que tem simpatizantes terrestres, mais do que se imagina.

Não identificado

A propósito, uma nova sonda rumo a Ganimedes está programada para 2022, na missão Juice, da Agência Espacial Europeia. Quem sabe, capta algum au, au por lá?

Fantasmas do naufrágio

Pesaram na inédita prisão de dois juízes capixabas, acusados de vender sentenças, alguns fantasmas da Operação Naufrágio da PF, que maculou a imagem do Judiciário capixaba, em 2008. Essa operação mirou um pacote que incluía nepotismo e fraudes em concursos. A partir de 2014, assumiu uma nova geração de juízes concursados em provas monitoradas pelo CNJ.

CURTA

PLATEIA VACINADA. Vai a plenário na Câmara de Vitória projeto de Armando Fontoura que permite shows com plateia, desde que, comprovada a vacinação completa contra a covid-19.
QUEM FALA. O ministro Ayres Britto e o ex-juiz Sergio Moro participam do painel online “Direito e Atualidades”, na abertura do semestre da FDV, dias 12 e 13 próximos.
CAÇADORES DO FRIO. Bloco agasalhado sobe as montanhas capixabas em busca das temperaturas mais baixas. Está no ar e nos termômetros o “ranking da friaca”.
FILOSOFIA NA PANDEMIA. “Nas Olimpíadas do vírus, reduzir o tempo da vacinação é ouro!”. Entreouvido num calçadão esvaziado pelo gelado vento sul.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: