Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Fonte Grande

Fonte Grande

Colunista

Luiz Trevisan

Concorrência digital asfixia livrarias

| 16/05/2021, 09:05 09:05 h | Atualizado em 16/05/2021, 09:11

Clientes “isolados” e distantes, restrições de funcionamento, demissão de pessoal e portas fechando compõem um enredo já conhecido no mercado de livros nesta pandemia. Mas uma face sombria de um “personagem” se mostra mais presente, a cada capítulo. São os altos descontos na revenda, que podem chegar a 60%, concedidos pelas editoras ao livro digital. Na prática, isso asfixia as livrarias tradicionais.

“A concorrência feita pela Amazon, por exemplo, é predatória. Deveria ser controlada, como se faz na França”, aponta o livreiro capixaba Sérgio Angius. Ele lembra que tramita no Congresso Nacional o projeto que limita em 10% os descontos na revenda digital. “Porém, isso não avança, há pressões contrárias”, frisa.

Coletivo, uma saída
Livrarias cariocas sobreviventes recorrem ao coletivo contra a concorrência digital e para tentar vender mais ao governo federal, que é o maior comprador de livros didáticos e de leitura. “É uma tentativa válida”, avalia Sérgio Angius. Contudo, cita que há outros obstáculos: “Tem cartel no ramo, tem o diretor de escola que valoriza mais a cadeira do que o livro”.

Temor da 3ª onda
“Espero estar enganado, mas acho que teremos uma 3ª onda da Covid-19”. O alerta é do respeitado infectologista capixaba Lauro Ferreira Pinto, apontando as aglomerações sem máscara, a falta de disciplina da população e a saturação de muitos com o confinamento.

Eficácia da vacina
Viralizou nas redes sociais alerta de médico de São Paulo relatando “internações graves” de pessoas que já teriam tomado a 2ª dose da vacina. Lauro Ferreira Pinto diz que “há casos desta natureza em todo o mundo, mas são poucos. As vacinas são bem eficazes, e nada é 100%.”

Moqueca no ar
O programa do Ratinho, SBT, escalou a comediante “chef Milene Pavorô” para vir ao Espírito Santo aprender e ensinar como se faz a autêntica moqueca capixaba. Ratinho deu ainda o tom repetindo o bordão criado por Cacau Monjardim: “Moqueca é capixaba, o resto é peixada”.

ALEGRE TRISTE – Mago das lentes, o alegrense José Carlos de Oliveira revela nesta bela foto por que era conhecido como “o caçador de corisco”, além de apaixonado por beija-flor. Sua morte, aos 62 anos, por Covid, entristeceu a cidade natal, Alegre, e Cachoeiro, onde residia. É mais um na triste e volumosa estatística desses tempos sombrios, que acabam de nos privar também do talento e oratória impecável do ator José Luiz Gobbi, diagnosticado com enfisema.

Imagem ilustrativa da imagem Concorrência digital asfixia livrarias
|  Foto: José Carlos de Oliveira

Evasão na Ufes preocupa reitor...
Entre alunos de baixa renda, na Ufes, as aulas remotas e a necessidade de buscar alternativa para sobrevivência podem estar acelerando a evasão escolar. “Ainda não medimos isso, porém há sinais preocupantes, como trancamento de matrículas e poucas disciplinas escolhidas”, cita o reitor Paulo Vargas, que já comentou aqui o risco de paralisar certas atividades na universidade devido aos cortes e limites orçamentários existentes.

...Volta do RU
Em recente encontro com lideranças estudantis, o reitor ouviu apelos para a reabertura do Restaurante Universitário (RU), pois muitos enfrentam dificuldades de alimentação. “Quando for possível ir para o modelo híbrido de aulas, vamos logo reabrir o RU”, salienta Vargas.

Espinha na garganta
No meio político, há um ditado antigo que às vezes se mostra bastante atual. Diz que quando vice atravessa na garganta do titular, ou vice-versa, vira espinha de peixe.


CURTA


BOI FURA-TETO... O preço da arroba do boi anda furando o teto de R$ 285, projetado por especialistas, e frustrando consumidores ansiosos por bife e churrasco mais em conta.

...BOI VOADOR. Parece até história do conde Maurício de Nassau, em 1644, época do Brasil holandês, que prometeu fazer boi voar ao inaugurar ponte em Recife. Moldou couro de boi num balão inflável e...

QUANDO O CARNAVAL CHEGAR. A expectativa de Carnaval em 2022, anseio das escolas de samba capixabas, é vista com ceticismo por muitos sanitaristas e foliões com pé no chão.

VACINA NAS EMPRESAS. Setor industrial ligado à Findes aguarda disponibilidade de doses e sinal verde da Anvisa, para adquirir vacinas e imunizar pessoal. Por ora, tudo em ponto-morto.

FILOSOFIA NA PANDEMIA. “Ao contrário do espírito olímpico, uma pandemia desperta o pior de muita gente”. Constatação registrada em conversa online entre esportistas.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: