Pequenas empresas se unem para construir refinaria no Estado
Um grupo de pequenos produtores de petróleo em terra da região Norte capixaba quer se unir para viabilizar a construção de uma refinaria de petróleo no Espírito Santo. Esse tipo de exploração é chamada de onshore: são fazendas onde sondas retiram o material fóssil do fundo da terra.
O secretário de Estado do Desenvolvimento, Marcos Kneip, revelou que esse investimento poderia receber recursos do Fundo Soberano, criado pelo governo com o dinheiro vindo da própria atividade petrolífera.
Tudo começou com um acordo bilionário fechado entre o Estado, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Petrobras. O dinheiro vindo desse entendimento será utilizado em projetos considerados estratégicos para o Estado, inclusive que criem emprego e renda para a população.
Além das oportunidades de trabalho, uma refinaria agregaria valor ao petróleo retirado do solo capixaba. Ou seja, em vez de vender o combustível cru, na forma de commodity, sem elaboração, seria possível comercializá-lo na forma de gasolina, lubrificante, óleo diesel, entre outros produtos.