Deputado prevê voos mantidos entre Vitória e Santos Dumont
Enquanto as regras atuais seguem impedindo os voos, a Gol anunciou o fim dos voos entre o Estado e o terminal do Centro do Rio
Equipe técnica da Prefeitura do Rio de Janeiro sinalizou ao deputado federal Evair de Melo (Progressistas) que apoia a manutenção dos voos entre os aeroportos de Vitória e Santos Dumont, na região central do Rio.
O deputado contou que teve nesta terça-feira (17) uma reunião em que recebeu sinalização positiva sobre a tolerância de 10% para o limite na distância dos voos para o Santos Dumont.
Para impedir que o Aeroporto Internacional do Galeão fique esvaziado, o Santos Dumont só pode receber viagens a até 400 km de distância. Vitória, a 418 km, acabou sem rotas para o terminal.
A proposta que cria essa margem adicional de 10% foi enviada ao ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, para criar a tolerância. Por essa regra, só Vitória entraria na rota, entre os que foram excluídos com a limitação. Já os voos de conexão devem se manter restritos ao Galeão.
Segundo Evair, tanto o ministro quanto as autoridades da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concordaram com a proposta.
“Só falta agora o governo do Rio, porque para o governo federal e as autoridades, já é certo”, afirmou o deputado, que acredita que a decisão final deve sair este mês.
O vice-governador Ricardo Ferraço também afirmou estar otimista em relação às negociações. O blog Economia ES, do Tribuna Online, já havia revelado na terça que o clima no governo do Estado é de confiança plena em uma solução para manter as rotas entre Vitória e o Santos Dumont.
As empresas aéreas, contudo, ainda esperam a definição oficial. Como as regras atuais impedem as viagens, a Gol anunciou o fim dos voos entre o Estado e o terminal do Centro do Rio. “As companhias precisam vender passagem, então elas se adaptar à questão burocrática. Mas com a mudança oficial elas vão retomar suas rotas normalmente”, disse Evair.