Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Doutor João Responde

Doutor João Responde

Colunista

Dr. João Evangelista

Não negue a ciência que te protege

Jornal A Tribuna | 30/11/2021, 11:08 11:08 h | Atualizado em 30/11/2021, 11:09

“Estou com dor de barriga, não posso ir à aula”. “Cheguei atrasado, por causa do trânsito”. Atire a primeira pedra quem nunca contou uma mentira? As razões podem ser desde um ato de amor e proteção até uma atitude de maldade e desvio de caráter.

Ultrapassando a fronteira que contorna uma determinada situação, a mentira pode ser tanto benéfica quanto danosa.

Há registros que constatam esse artifício entre os vegetais e animais, que enganam outros seres para sobreviver. Basta lembrar das flores que exalam aroma para desencadear a polinização, e do camaleão que camufla suas características para sobreviver. 

Por outro lado, quando se mente por não conhecer a realidade, como ocorre quando se ignora um conhecimento científico, estaremos diante de uma mentira imoral, que demonstra falta de caráter.

A chupeta representa a primeira mentira com a qual temos contato. Aceitamos e desfrutamos dela, até a hora em que a fome aperta. Negacionistas criticam a medicina, até o momento em que sofrem com uma apendicite aguda ou um câncer invasivo.

A medicina se alimenta de consensos e evidências. Entretanto, ela também se utiliza de esperanças e ilusões, como ferramentas contra o sofrimento, afinal, mesmo com sua racionalidade, nem sempre o ser humano é capaz de lidar com a verdade nua e crua.

Um médico jamais deve mentir para o paciente que tem uma doença grave. Mas tem de saber a melhor hora para dizer a verdade. 

Da mesma forma, é errado negar verdades científicas que favoreçam e elaboração de diagnósticos e tratamentos. 

Negacionistas vestem suas ideias com roupagem da mentira. Esses conspiradores são mestres em divulgar informações fora de contexto, fabricando notícias falsas. 

É importante separar ingênuos daqueles que se vestem com as roupas da ciência, mas não a conhecem. São esses que muitas vezes agem para confundir a sociedade. 

Usando linguagem ambígua, negacionistas valorizam incertezas e erros que já foram corrigidos.

Ao contrário dos sábios, que teorizam em sua área de atuação, negacionistas acreditam que, usando de ceticismo, se parecerão com cientistas.

Quem tateia às cegas, usando métodos que desconhece, é um embusteiro. Negacionistas criticam os hiatos científicos, advertindo que a ciência não pode explicar tudo. Claro que não, o conhecimento caminha, se modifica, aprende com seus erros, refuta, não devendo ser dogmático. 

Negacionistas se perdem ao criticar a ciência por caminhos que pensam ser científicos. 

Conhecimento científico é conhecimento provado. As teorias científicas são derivadas de maneira rigorosa da obtenção dos dados da experiência, adquiridos por observação e experimento. A ciência é baseada no que se pode ver, ouvir e tocar. Opiniões ou preferências pessoais e suposições especulativas não têm lugar nela. A ciência é objetiva. O conhecimento científico é conhecimento confiável porque é conhecimento provado objetivamente.

Negar a ciência é dar um tiro no próprio pé.

Seu limite gratuito de 15 matérias bloqueadas acabou...
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos:
Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: