Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

DOUTOR JOÃO RESPONDE

Água é um difusor de vida

| 24/12/2019, 12:01 h | Atualizado em 24/12/2019, 12:10
Doutor João Responde

Dr. João Evangelista


Quando estamos com sede parece que somos capazes de beber todo um oceano de água.

Entretanto, depois de um ou dois copos, nosso corpo absorve e dilui esse torturante desejo. A água é o segundo nutriente mais importante para o organismo. Ela só perde para o oxigênio.

Nosso corpo contém em média 60% de água distribuída no interior das células, entre os tecidos e circulando pelos vasos sanguíneos e ajudando na origem do sangue, além de participar da formação de parte de todas as secreções glandulares do corpo.

Durante o envelhecimento ocorre um processo de secagem do organismo. Pessoas com idade avançada só tem 40% de água.

A água é o elemento mais importante do corpo, o principal componente das células e um solvente biológico universal. Nossas reações químicas internas dependem dela.

A água também é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, além de estar presente no suor, na lágrima, no plasma sanguíneo, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo, nervoso, urinário e na pele. Ela é encontrada até nos ossos.

O ser humano consegue permanecer semanas sem se alimentar, mas ultrapassar cinco dias sem ingerir líquidos pode ser fatal.

Quando a pessoa está com sede é porque já passou do ponto de beber água.

O organismo depende desse imprescindível líquido para exercer suas funções.

Os rins respondem pela formação de urina, substância que contém 95% de água em sua composição e serve para eliminar resíduos inúteis para o organismo.

A água é o principal componente dos sucos gástricos, pancreáticos e biliares. A ação desses líquidos é fundamental ao processo de digestão.

Alimentos também são importantes para manter a hidratação do corpo. No aporte diário de 2.500 ml, os alimentos participam com 1.000 ml de água.

A rapidez no transporte de nutrientes pelo sistema sanguíneo depende da água, responsável por 95% da composição do plasma, denominada parte líquida do sangue.

As meninges, membranas que envolvem o cérebro, são lubrificadas pelo liquor, fluido que contém água e ajuda a reduzir o impacto sobre a massa encefálica, caso o crânio seja deslocado.

Além do ar inspirado, os líquidos corporais também passam pelos pulmões. Esses órgãos se encarregam então de controlar a circulação dos fluídos, direcionando parte deles para a excreção, através do suor e da urina.

O precioso líquido também está presente num fluido encontrado em todas as articulações do corpo. Este funciona como uma espécie de lubrificante, evitando o atrito entre os vários ossos.

A água é capaz de dissolver uma grande variedade de substâncias químicas que constituem as células vivas, tais como sais minerais, proteínas, carboidratos, gases, ácidos nucleicos e aminoácidos.

Outra função da água no organismo é nos proteger de algumas substâncias ou seres indesejados, como alguns microrganismos provocadores de doenças. A secreção nasal, por exemplo, tem essa função.

A água tem notável poder terapêutico. Antes do advento em grande escala dos medicamentos, era comum a prática de aconselhar pacientes a passassem temporadas em estações de água, como recurso curativo para muitas enfermidades.

Na verdade, as fontes de água desses locais continham sais minerais que atuavam favoravelmente em determinadas situações mórbidas.

A imersão na água, usada na hidroterapia e na hidroginástica, diminui o peso dos segmentos corporais e os atritos articulares dos exercícios, além de melhorar o equilíbrio.

O banho, além de criar um estado de ânimo agradável, ajuda a regular a temperatura corporal e possui efeito relaxante muscular.

Sonhar que se bebe não mata a sede. É preciso despertar para tomar água.

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Doutor João Responde

Doutor João Responde, por Dr. João Evangelista

ACESSAR Mais sobre o autor
Doutor João Responde

Doutor João Responde,por Dr. João Evangelista

Doutor João Responde

Dr. João Evangelista

PÁGINA DO AUTOR

Doutor João Responde