Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Doutor João Responde

Doutor João Responde

Colunista

Dr. João Evangelista

A importância visceral do fígado

Localizado no quadrante superior direito do abdome, o fígado é um órgão vital, sem o qual não é possível sobreviver

Dr. João Evangelista* | 11/10/2022, 08:06 08:06 h | Atualizado em 11/10/2022, 08:07

Alguém que se alegra apenas quando está bêbado e, depois de beber, diz que o seu fígado sofre com isso, acaba acreditando que essa glândula vive apenas para ele viver.

Localizado no quadrante superior direito do abdome, o fígado é um órgão vital, sem o qual não é possível sobreviver. 

Além de ser a maior glândula do corpo, ele também é responsável por centenas de funções no organismo.

Uma das mais interessantes características do fígado é a incrível eficiência para se regenerar, sendo ele capaz de retornar ao tamanho normal mesmo após ter mais de 50% do seu volume retirado cirurgicamente.

O fígado é considerado uma região de conexão entre o sistema digestório e o sangue, onde os nutrientes absorvidos no trato digestivo são processados e armazenados para, posteriormente, serem distribuídos para outros órgãos. 

No que diz respeito aos carboidratos, o fígado é responsável pelo armazenamento de grandes quantidades de glicogênio. 

Essa reserva é importante para controlar os níveis de glicose no sangue, uma vez que o armazenamento, na forma de glicogênio, garante a retirada de glicose quando ele se encontra em excesso e, em situações em que ocorre queda nas suas taxas, o glicogênio  armazenado é  degradado  e liberado, garantindo um aumento delas no sangue.

Vale destacar que o sangue vindo do intestino frequentemente contém  bactérias. O fígado  atua garantindo a morte desses  patógenos,  à medida que o sangue passa pelos  sinusoides.

As chamadas células de  Kupffer são capazes de  fagocitar  organismos estranhos que chegam ao local, sendo fundamental, portanto, no controle dessas bactérias.

Sintetizada no fígado, a  bile  é uma substância composta por água, lecitina,  sais biliares  e colesterol, atuando como  emulsificante, fazendo com que grandes partículas de gordura sejam reduzidas a porções menores, que serão atacadas pelas  lipases presentes no suco  pancreático.

Por esse motivo, mesmo que não apresente  enzimas, a  bile tem  importante papel na digestão de gorduras. 

O fígado garante também a produção de proteínas  plasmáticas,  como  albumina  e  fibrinogênio. 

Além disso, é um local de  armazenamento de  vitaminas, principalmente  vitamina A. Ele  também  armazena  ferro,  na forma de  ferritina. 

O fígado é também responsável pela  remoção ou  excreção de  medicamentos,  hormônios  e outras substâncias. No embrião, ele é responsável pela produção de  hemácias. 

As células hepáticas contêm milhares de enzimas que são responsáveis pela  metabolização  das substâncias presentes no sangue, sejam elas benéficas ou prejudiciais ao corpo.

É sempre bom lembrar que o fígado nunca se deu bem com o álcool. O excesso de bebida leva a queda nos níveis do  antioxidante  glutationa. 

Conforme essa substância diminui nos  hepatócitos,  radicais livres são produzidos em excesso, gerando estresse  oxidativo, prejudicando o fígado.

Se beber estraga o fígado e amar pode adoecer o coração, o humor  desopila  o primeiro e o tempo recupera o segundo.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: