Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Doutor João Responde

Doutor João Responde

Colunista

Dr. João Evangelista

A curiosa gravidez psicológica

É da natureza da mulher o sonho de ser mãe, embora algumas tenham pavor em engravidar. Mas, uma vez gerados, os filhos são as âncoras da sua vida

João Evangelista Teixeira Lima | 29/11/2022, 16:20 h | Atualizado em 29/11/2022, 16:22

Imagem ilustrativa da imagem A curiosa gravidez psicológica
Quando uma gravidez não se conclui, a frustração toma seu lugar. |  Foto: Canva

Quando uma gravidez não se conclui, a frustração toma seu lugar. Um tipo curioso de gestação é a conhecida gravidez psicológica. Nesta situação, a mulher acredita estar grávida, mas biologicamente não está, sendo tudo fruto de pensamentos, convicções e alterações emocionais.

Pseudociese é uma desordem caracterizada pelo aparecimento de sintomas de  gravidez, como pausa de menstruação, enjoo, náuseas e sonolência, juntos a uma forte convicção acerca de uma gravidez que não existe.

Por mais que a falsa gestante acredite que exista um bebê em desenvolvimento dentro do seu ventre, o útero encontra-se vazio e todos aqueles sintomas são de origem psico afetivo-emocionais.

Mesmo após a realização de exames que comprovem ser a gravidez inexistente, muitas mulheres negam o fato e continuam acreditando estarem esperando uma criança. 

Algumas mulheres sabem que estão grávidas mesmo antes de o teste de gravidez dar positivo. Outras, grávidas, não conseguem acreditar que de fato tem um pequeno ser dentro de si, mesmo quando a gonadotrofina ou o ultrassom confirmam a boa notícia.

Falsa gravidez é a crença de que a mulher está esperando um bebê quando, na verdade, não está. 

Por mais incrível que possa parecer, homens podem manifestar algo parecido, conhecido como “couvade”, ou gravidez simpática. 

Eles costumam apresentar muitos dos mesmos sintomas de suas parceiras grávidas, incluindo ganho de peso, náuseas e dores nas costas.

Quando uma mulher sente o desejo intenso de engravidar, seu organismo pode produzir alguns sinais de gestação, fazendo com que seu cérebro entenda de forma errada esses sinais como sendo gravidez e dispare a liberação de hormônios, levando a sintomas reais de gravidez

Mulheres com pseudociese têm quadros que lembram gravidez, como amenorreia, distensão abdominal, seios aumentados e sensíveis, mudanças nos mamilos, produção de leite, sensação de movimentos fetais e ganho de peso.

Quando uma mulher acredita que está grávida, em especial por um período de vários meses, pode ser muito perturbador saber não ser verdade. É imperativo que a paciente receba apoio psicológico, visando ajudá-la a se recuperar da decepção.

Existem gatilhos sociais e emocionais que podem disparar uma pseudociese, como pensar que o marido vai largar a esposa, caso ela não consiga ter um filho, estados depressivos, baixa autoestima, pressão familiar por uma gravidez, ocorrência de aborto espontâneo em mulheres que ainda não têm filhos, estar próxima da menopausa e ainda querer ter filhos.

Há casos, inclusive, de mulheres que chegam ao pronto-socorro com sintomas de trabalho de parto.

A vítima de pseudociese não deve ficar protegendo frustrações dentro da jaula do peito. Não enviúve de si mesma. Se por um lado ninguém nasceu, por outro ninguém morreu.

Imagem ilustrativa da imagem A curiosa gravidez psicológica
João Evangelista Teixeira Lima é clínico geral e gastroenterologista; |  Foto: Divulgação
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: