Tucano pede impugnação da candidatura de Datena
Coluna foi publicada nesta terça-feira (20)
Ex-presidente do diretório municipal do PSDB em São Paulo, Fernando Alfredo protocolou nesta segunda-feira (19), na Justiça Eleitoral, um pedido de impugnação da candidatura a prefeito de José Luiz Datena (PSDB). Para Alfredo, apoiador da reeleição de Ricardo Nunes (MDB), a convenção que oficializou a entrada do apresentador nas eleições municipais desrespeitou o estatuto do partido ao não realizar prévias. O ex-dirigente havia lançado sua pré-candidatura para tentar melar os planos de Datena, mas a Executiva da federação PSDB-Cidadania se antecipou e chancelou a escolha um dia antes da convenção. O evento foi marcado por bate-boca entre Datena e aliados de Alfredo. Procurada, a campanha do PSDB em São Paulo não quis comentar o novo capítulo da crise tucana.
De olho. A diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) se reúne nesta quarta-feira (21) para analisar a aplicação de uma medida cautelar que dê início à revisão do contrato de concessão do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, atingido por enchentes.
Vai cair. A Medida Provisória (MP) do Acredita, que oferece crédito para pequenos empreendedores, vence nesta terça-feira (20) após ficar parada no Congresso desde abril. O Planalto teme que o impasse em torno da execução de emendas impositivas atrase ainda mais o avanço da pauta econômica.
Foco. O primeiro escalão do governo aposta todas as fichas num acordo entre os Três Poderes para evitar a paralisia do Congresso, já em marcha lenta pelo ano eleitoral. O presidente Lula escalou o ministro Rui Costa (Casa Civil) como chefe da Junta de Execução Orçamentária (JEO), para representá-lo no almoço de conciliação que ocorre hoje no STF.
Aperto. A cúpula do Exército foi avisada de que o governo precisa cortar as despesas discricionárias da força em 10% no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO). Se não há espaço para nem mais um centavo, os militares tentam, ao menos, manter o nível de recursos de 2024.
Tesoura. Sem contar os recentes congelamentos, o Orçamento deste ano reservou R$ 2,06 bilhões em despesas discricionárias para o Exército. A sinalização é de que o PLDO 2025 vai propor redução a R$ 1,85 bilhão.
Reconhecimento. O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) apresentou um projeto para incluir o apresentador Silvio Santos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Para isso, contudo, será preciso mudar a lei, que restringe as homenagens a no mínimo dez anos da morte da personalidade. À Coluna, Kataguiri afirmou que atualizará o projeto para sugerir a extinção do prazo.
Dicas. Vice-governador da Bahia, o candidato a prefeito de Salvador Geraldo Júnior (MDB) terá o presidente Lula como seu conselheiro na campanha. "Sei que vou contar com a presença não apenas física, mas de orientação, de aconselhamento do presidente", afirmou o candidato ao Broadcast Político/Coluna. Ele tem Fabya Reis (PT) como vice.
Passado. Em 2018, Geraldo Jr. apoiou Jair Bolsonaro à Presidência. Ele assegura que seu grupo político mudou de posição.
Pronto, falei!
"Tudo que se imagina de repressão, violência, tortura, horror é prática contumaz da ditadura de Maduro. Infelizmente, para Lula, é só um regime desagradável” - Roberto Freire, ex-deputado federal