Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

STF calcula efeitos de reação de Lira e se vê mais forte

Coluna foi publicada no sábado (17)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 19/08/2024, 11:49 h | Atualizado em 19/08/2024, 11:49

Imagem ilustrativa da imagem STF calcula efeitos de reação de Lira e se vê mais forte
Retaliação do presidente da Câmara, Arthur Lira, pode ser inócua na tentativa de medir forças com o STF |  Foto: Crédito: Lula Marques/Agência Brasil

A retaliação do presidente da Câmara, Arthur Lira, pode ser inócua na tentativa de medir forças com o STF. Após o plenário da Corte validar a liminar de Flávio Dino e suspender as emendas impositivas, Lira deu andamento a duas PECs. Uma restringe decisões monocráticas; a outra autoriza o Congresso a cassar decisões do tribunal. Nos bastidores da Corte avalia-se que a primeira PEC seria um mal menor diante da possibilidade de ministros se unirem em entendimentos colegiados. O avanço do texto era esperado. Já a segunda PEC pode ser considerada inconstitucional pelo STF. Para ministros, a Câmara mostrou limites de reação. O olhar se volta agora para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco: só ele pode pautar pedido de impeachment de magistrados.

Visão... Desejado pela oposição, um eventual impeachment de ministro do STF, em especial de Alexandre de Moraes, daria ao presidente Lula o direito de fazer mais uma indicação para a Corte, mas o Senado teria de aprová-la.

...de futuro. De qualquer forma, a intenção do STF não é esticar a corda com o Congresso por muito tempo. É que o Senado pode passar a ter maioria bolsonarista após as eleições de 2026

Resposta. O escritório Pogust Goodhead, que representa as vítimas do desastre de Mariana em processo na Inglaterra contra a mineradora BHP, rebate as críticas de Raul Jungmann e Nelson Jobim às ações protocoladas por brasileiros em tribunais estrangeiros. As críticas foram registradas pela Coluna. “Desrespeito à Justiça brasileira não é a ação proposta na Inglaterra, mas o fato de as mineradoras procrastinarem deliberadamente o pagamento da indenização”, diz, em nota.

Chance. O PSDB aposta na candidatura de Mario Covas Neto para se recuperar do baque sofrido na Câmara Municipal de São Paulo, onde perdeu todos os vereadores. Conhecido como Zuzinha, ele é filho do ex-governador Mario Covas e tio de Bruno Covas, prefeito morto em 2021.

Empurrão. “Recebi um apelo da Executiva. Estava relutante, mas me convenceram”, afirmou Zuzinha à Coluna. Para o PSDB, o sobrenome Covas é simbólico. A família, porém, está rachada: Covas Neto apoia José Luiz Datena (PSDB) à Prefeitura e o filho de Bruno, Tomás, está com Nunes.

Volta. Dez dias após a Coluna publicar que o deputado Kim Kataguiri foi ao MP contra um painel exposto em São Paulo com a frase “Palestina livre do rio ao mar”, o artista responsável, Kleber Pagu, informou que a expressão “do rio ao mar”, considerada antissemita, foi retirada devido a “interpretações distorcidas”.

Eita. No jantar das Santas Casas em Brasília, o presidente da Câmara, Arthur Lira, sentou-se à mesma mesa de duas figuras com quem vive em atrito nos bastidores: o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e a ministra Nísia Trindade (Saúde). Ao discursar, Lira saudou a dupla.

Bastidores. Nísia tem o cargo cobiçado pelo Centrão e se limitou aos cumprimentos e ao brinde conjunto com Lira. O presidente da Câmara, porém, só cochichou com Pacheco.


Para ver, ouvir e pensar

Série: House of Cards

Música: Esse Cara Sou Eu, Roberto Carlos

Livro: Como Barack Obama Chegou à Casa Branca

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: