Senado corre para preencher embaixadas em Venezuela e Guiana
Coluna foi publicada nesta sexta-feira (08)
Estado de São Paulo
Em meio à tentativa da Venezuela de incorporar parte do território da Guiana, o governo brasileiro está com os postos de embaixadores vagos nos dois países vizinhos, o que gera dificuldade para o Brasil se colocar como mediador no conflito. O Senado corre para votar as indicações do presidente Lula ainda este ano. As sabatinas de Glivânia Maria de Oliveira e Maria Cristina de Castro Martins, escolhidas para os cargos na Venezuela e na Guiana, respectivamente, estão marcadas para a próxima terça-feira (12). O presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Renan Calheiros (MDB-AL), disse à Coluna que a votação poderá ocorrer no plenário da Casa no mesmo dia. As duas indicações têm pareceres favoráveis dos relatores.
CRISE... A derrota da bancada da bala na Câmara, com a rejeição da urgência para derrubar decretos do governo que restringiram o acesso a armas, deflagrou um “caça às bruxas”. Bolsonaristas do PL tentam encontrar culpados pelo resultado e cobram punição de quem não compareceu à sessão ou votou contra a orientação do partido. Faltaram apenas três votos para aprovação
...NO QG. Em meio a tantas queixas, sobrou para Sóstenes Cavalcante, que presidia a sessão e, na versão dos bolsonaristas, não deu tempo suficiente para a bancada armamentista votar. “Não tenho bola de cristal para saber que faltariam três votos. Acho injusto atribuir a mim a derrota”, afirmou o deputado à Coluna.
REVANCHE. Um novo pedido de urgência foi protocolado pelo deputado Rodolfo Nogueira (PL). O esforço dos armamentistas é para votar a derrubada do decreto ainda neste ano.
FÉ... Os brasileiros encerram 2023 mais otimistas que em 2022. De acordo com dados do Radar Febraban obtidos pela Coluna, 59% acreditam que o País vai melhorar em 2024. A margem de erro é de 2.2 pontos. O grau de confiança é de 95%.
...CAUTELOSA. A população, porém, mantém o pé atrás quando o assunto é mercado de trabalho. O receio de aumento do desemprego cresceu de 31% para 34%. No Centro-Oeste e no Sul, a preocupação é maior e atinge 39%. E, pela primeira vez nos últimos 12 meses, o item emprego e renda aparece como prioridade número um para atuação do governo.
TOPEI. O PP do presidente da Câmara, Arthur Lira, vai indicar o senador Hiran Gonçalves para a CPI da Braskem. A sigla tentou barrar a comissão, articulada pelo arquirrival de Lira, Renan Calheiros, mas não viu espaço para resistência com outros partidos indicando seus representantes.
CONFIANTE. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou que a estratégia da oposição de tentar barrar a privatização da Sabesp no Supremo “não preocupa”. Ressaltou ainda que despacha pessoalmente com ministros da Corte. “Estamos confiantes no STF”, disse à Coluna.
TESES. “O argumento de que uma PEC seria necessária (para privatizar a Sabesp, como alegam opositores) é extremamente frágil. A Constituição do Estado permite as alienações autorizadas por lei. Estamos bem seguros em relação aos passos dados”, acrescentou Tarcísio.
Pronto, falei!
"A posição do Brasil nesse momento de acirramento das tensões entre a Venezuela e a Guiana é pelo diálogo e pela solução pacífica de controvérsias” - Randolfe Rodrigues, líder do governo no Congresso Nacional
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo