PSDB vê crescimento de Datena como embrião para renascer
Coluna foi publicada nesta sexta-feira (28)
Estado de São Paulo
Ver o pré-candidato tucano à Prefeitura de São Paulo, José Luiz Datena, com 17% das intenções de voto na pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (27) deu ao PSDB a esperança de renascer na cidade. Depois de perder todos os seus oito vereadores na capital neste ano, além de outros nomes históricos, o partido acredita ter chances de chegar ao 2º turno - e aposta no “impacto Datena” para voltar a ter poder na Câmara Municipal.
A sigla quer lançar 40 candidatos a vereador e calcula eleger três. “Estamos vivos” foi, nesta quinta, uma frase recorrente entre os tucanos, seguida de comentários como: “Não estamos emparedados”, “não vamos ser mais esnobados”. O resultado ainda reacendeu no PSDB a vontade de ter a pré-candidata Tabata Amaral (PSB) na chapa, mas agora como vice.
Sonho. “Claro que, se houvesse possibilidade de Tabata ser vice, seria ótimo. Somos alternativa à polarização e sempre conversamos para estarmos juntos como opção de centro-direita. Além disso, quem pode ser vice serve para ser prefeito”, disse à Coluna o presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo. Ele destacou, porém, que respeita a pré-candidata do PSB e não vai procurá-la.
Caixinha. O presidente municipal do PSDB, José Aníbal, disse que Datena está empolgado. A aposta no partido é que a popularidade do apresentador de TV vai compensar a falta de dinheiro para gastar na campanha.
Homenagem. Os Correios lançam nesta sexta-feira (28) um selo para celebrar os cem anos da Assembleia de Deus no Rio. A apresentação será em evento no Palácio da Cidade com o prefeito Eduardo Paes (PSD), o presidente da estatal, Fabiano dos Santos, e familiares dos fundadores da congregação.
Aproximação. O evento expande a agenda de Paes com evangélicos. Ele tem participado de vários encontros com o segmento, em busca de apoio à sua candidatura à reeleição. Assim como o governo Lula, o prefeito enfrenta resistência nesse grupo
Decidido. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, concordou com a indicação do PSD e vai nomear o ex-deputado federal Guilherme Campos para a Secretaria de Política Agrícola. O antecessor Neri Geller foi demitido depois das suspeitas de irregularidades no leilão do arroz.
Espera. A oficialização de Campos no novo cargo, contudo, só será efetivada no Diário Oficial após o lançamento do Plano Safra, adiado para julho. O ex-deputado foi presidente dos Correios no governo Temer e, hoje, comanda a superintendência do Ministério da Agricultura em São Paulo por indicação do presidente do PSD, Gilberto Kassab.
Apelo. Relator da CPI que investigou o escândalo da Lojas Americanas, o deputado Carlos Chiodini (MDB) propôs regime de urgência do “pacote antifraude” incluído no relatório final da comissão. Ele resgatou o tema após a operação da PF, nesta quinta-feira (27). O pacote tem quatro projetos. A CPI não sugeriu indiciamentos.
Explico. “As evidências colhidas pela CPI indicavam fraude, mas não conseguimos recolher provas suficientes para sugerir o indiciamento dos diretores”, afirmou Chiodini à Coluna.
Pronto, falei!
"A reforma tributária define a direção econômica do Brasil para as próximas décadas. Isso é algo crucial para evitar as repetições dos danos do século XX” - Marcos Woortmann, cientista político
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo