Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Possível vitória de Milei causa preocupação na esquerda

Coluna foi publicada no domingo (22)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 23/10/2023, 11:39 11:39 h | Atualizado em 23/10/2023, 11:41

Imagem ilustrativa da imagem Possível vitória de Milei causa preocupação na esquerda
Javier Milei em comício: popularidade do candidato preocupa a esquerda |  Foto: Reprodução/Instagram

A eleição deste domingo (22) na Argentina é motivo de preocupação para a esquerda. O favorito na disputa é o deputado Javier Milei, candidato que prega o libertarianismo e defende a saída do país vizinho do Mercosul, além do rompimento com o governo Lula. Embora uma eventual vitória de Milei provoque temor de uma “onda curta” da esquerda na América Latina, cientistas políticos avaliam que, caso ele chegue à Casa Rosada, não se envolverá em campanhas para impulsionar a direita na região porque terá enormes problemas domésticos para resolver, como hiperinflação, violência e pobreza.

Mesmo que a disputa vá para segundo turno, porém, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já se preparam para pegar carona no discurso de Milei, conhecido como “El Loco”.

DUREZA. Marqueteiros ligados ao PT estão na Argentina desde agosto, ajudando na campanha de Sérgio Massa, ministro da Economia e candidato do peronismo. A situação de Massa é difícil por causa da imensa crise econômica argentina, mas aliados de Lula fazem tudo para que ele passe para o segundo turno.

E AGORA? Para o cientista político argentino Leandro Gabiati, um eventual triunfo de Milei em nada influenciará o eleitor no Brasil, em 2026. “A direita brasileira pode entrar em efervescência, mas isso é mais retórica”, disse à Coluna.

DE OLHO. “Se Milei vencer, será importante para a direita, que sofreu reveses na América Latina, principalmente com a derrota de Bolsonaro. Mas a Argentina precisa, primeiro, resolver os problemas internos”, afirmou Valdir Pucci, mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília.

ATENÇÃO. O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) vai acompanhar, na condição de observador, as eleições presidenciais argentinas. Depois, o petista, que já presidiu o Parlasul, apresentará as observações para debate no PT e no grupo parlamentar Brasil-Argentina.

SEM TRÉGUA. A bancada conservadora na Câmara dobrou a aposta na cruzada contra relacionamentos que fogem à sua ótica. Após aprovar um projeto de lei contra o casamento homoafetivo, a Comissão da Família agora quer proibir a união poliafetiva.

VALE TUDO. Para isso, o grupo escalou o pastor Silas Malafaia para discutir o tema em audiência pública, marcada para 25 de outubro. Se depender do presidente da Comissão, deputado Fernando Rodolfo (PL-PE), o projeto vai avançar na Casa.

ENXERGANDO TUDO. O ministro do STF André Mendonça abandonou os óculos. O magistrado passou por cirurgia de miopia e astigmatismo recentemente. O procedimento foi feito pelo médico Claudio Lottenberg, presidente do Conselho do Hospital Albert Einstein.

MAIS UM. Chega ao Senado esta semana a proposta de entrada da Bolívia no Mercosul. Como antecipou a Coluna em julho, o governo Lula contou com o apoio do bolsonarista Celso Russomanno, vice-presidente do Parlamento do bloco, para a matéria avançar.

Imagem ilustrativa da imagem Possível vitória de Milei causa preocupação na esquerda
CLICK. Eduardo Suplicy, deputado estadual (PT-SP), participou da celebração dos 20 anos do Bolsa Família e apresentou proposta para discutir a transição do programa para a Renda Básica de Cidadania. |  Foto: Reprodução/Instagram

Pronto, falei!

"Lula criticou tanto o Orçamento Secreto na campanha e agora está fazendo o mesmo no seu governo” - Adriana Ventura (Novo-SP), deputada federal

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: