Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Planalto muda critérios para Lula participar de ato público

Coluna foi publicada nesta sexta-feira (03)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 03/05/2024, 10:55 10:55 h | Atualizado em 03/05/2024, 10:55

Imagem ilustrativa da imagem Planalto muda critérios para Lula participar de ato público
Lula teve imagem política fragilizada ao ser fotografado ao lado do vazio no ato de 1º de Maio |  Foto: Divulgação

O fiasco de público no ato do 1º de Maio causou desdobramentos no Planalto. Daqui para frente, garantem interlocutores, haverá um filtro mais rigoroso para o presidente Lula marcar presença em eventos. Auxiliares reconhecem que o petista ficou com a imagem política fragilizada ao ser fotografado ao lado do vazio, e reclamam que ele deveria ter sido orientado a não comparecer à comemoração do Dia do Trabalhador. O alerta caberia ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, que não o fez e tomou bronca pública. “Eu falei que Lula passaria vergonha. O fracasso da manifestação mostrou a falência do sindicalismo, que se afastou do povo, e o governo também", disse à Coluna o deputado Paulinho da Força, nome histórico do sindicalismo.

CRÍTICAS. Para o secretário-geral da Força Sindical, João Carlos Juruna, a foto do ato vazio é “ótima”. “Expõe a realidade e obriga o movimento a repensar sua forma de agir”, declarou à Coluna. “O sindicalismo tem que ser amplo, mas não consegue porque os radicais de esquerda acham que é só discurso ideológico”, avaliou.

ASPAS. Juruna também criticou a postura de Lula no evento. “Em vez de passar um pito no Macêdo e pedir votos para o Guilherme Boulos, o que foi um erro grave, Lula deveria ter falado sobre os melhores acordos salariais fechados”, disse.

DE FORA. Figurinha carimbada em reuniões ministeriais, viagens presidenciais e até agendas solo em ministérios e bancos públicos, a primeira-dama Janja foi ausência notada no ato. Sua assessoria de imprensa limitou-se a dizer que ela estava em uma “agenda privada”.

BÊNÇÃO. Para tentar demover a resistência de setores econômicos à sua pré-candidatura, Boulos foi orientado a fazer um beija-mão na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O presidente do Conselho do Serviço Social da Indústria (Sesi), Vagner Freitas, ex-presidente da CUT, ofereceu-se para consolidar a ponte. A estratégia começa já neste mês.

EU ACHO. “O Boulos de hoje é muito mais preparado, conhecedor dos problemas da cidade. Ele é aberto ao diálogo e abandonou radicalismos”, afirmou Vagner à Coluna. Foi ele quem, no passado, apresentou o pré-candidato a prefeito ao presidente Lula.

DIA DO FICO. Antes cortejado pelo PSDB para disputar a Prefeitura de São Paulo, o ex-ministro Andrea Matarazzo decidiu permanecer no PSD e sair candidato a vereador. A decisão foi recebida com festa na cúpula do partido, que vai apoiar a reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

IN LOCO. O ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) foi a campo para emplacar seu assessor Mozart Sales na vice do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que tentará a reeleição. Padilha e Campos conversaram sobre o tema nesta quinta-feira (02), quando o ministro representou o Planalto na inauguração de um hospital na capital pernambucana.

...PREPARADO. De acordo com aliados, Padilha fez uma conversa preparatória para um novo encontro entre Campos e o presidente Lula, considerada a única pessoa capaz de convencer o prefeito a ceder sua vice ao PT.


Pronto, falei!

"A transparência é um princípio essencial para a administração pública como um todo e deve ser observada em todos os níveis, inclusive no Poder Judiciário” - Edgard Leite, advogado

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: