Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Coluna do Estadão

Perillo aceita assumir PSDB com certeza de candidatura em 2026

Coluna foi publicada no domingo (26)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 27/11/2023, 12:03 h | Atualizado em 27/11/2023, 12:05
Coluna do Estadão
Estado de São Paulo


          Imagem ilustrativa da imagem Perillo aceita assumir PSDB com certeza de candidatura em 2026
Marco Perillo é cotado para assumir a presidência nacional do PSDB em convenção nesta quinta-feira |  Foto: Divulgação/PSDB

O ex-governador de Goiás Marconi Perillo apresentou condições ao PSDB para assumir a presidência do partido, que será decidida em convenção nesta quinta-feira (30). Para ele, dois pontos são cruciais: liberdade para atrair lideranças mais jovens ao ninho tucano e ter a certeza de que a sigla terá candidato a presidente da República em 2026. “Há uma série de fatores a serem considerados, especialmente a liberdade para trabalhar o PSDB buscando unidade e fortalecimento, sem qualquer tipo de veto e preocupação menor que não seja seu crescimento. São medidas para chegar mais preparado às eleições de 2026?”, afirmou em entrevista exclusiva à Coluna. A indicação de Perillo foi articulada pelo deputado Aécio Neves (MG).

PRIORIDADES. Se assumir o PSDB, Perillo tem como primeira prioridade reunificar o partido e “suturar as fissuras das prévias”. E listou as demais metas: trabalhar para fortalecer as bancadas no Congresso, nos Estados onde ainda é praticamente inexistente e trabalhar pelas eleições de 2024 onde for possível.

OBJETIVOS. Mergulhado em articulações para as eleições de 2026 em Minas, Aécio tenta isolar o governador Romeu Zema (Novo) na discussão sobre a dívida do Estado. Quer reunir, nesta semana, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Assembleia Legislativa, Tadeu Leite (MDB), com a bancada federal para discutir um plano de renegociação com a União.

FÓRMULA. “Nem privatização nos moldes de Zema, nem a federalização das empresas mineiras. O caminho dever ser a flexibilização da lei do regime de recuperação fiscal”, diz Aécio a aliados.

PANORAMA. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 66% das lideranças industriais avaliam que o setor precisa de novas tecnologias e soluções inovadoras de baixo carbono. Mas o levantamento também mostra que 88% delas reclamam que faltam incentivos tributários para ações de descarbonização da produção no País.

ENCOMENDAS. Os Correios estimam que a Black Friday deste ano representou uma alta de 8,18% nos envios, em comparação com o ano passado. A empresa conseguiu, na véspera do aguardado dia de promoções, conter uma ameaça de greve.

MELHOR IDADE. O PL, presidido por Valdemar Costa Neto, vai criar um braço do partido voltado somente para os idosos: o PL 60+. A nova diretoria será lançada na próxima terça-feira (28), no Complexo Brasil 21, em Brasília. O presidente do órgão partidário será o deputado Lincoln Portela (MG).

CAMPANHA. O juiz Luiz Carlos Monteiro Coutinho, da Vara do Trabalho de São Luiz do Quitunde (AL), fez um périplo por Brasília para se cacifar à vaga aberta no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região, que cobre Alagoas. Nos últimos dias, o juiz chegou a entregar "santinhos" a auxiliares do presidente Lula, a quem cabe a indicação. O documento traz um “minicurrículo” do juiz.

NOVO NORMAL. O TRT-19 está com um ministro a menos desde abril, quando Pedro Inácio da Silva se aposentou. Lula tem segurado suas indicações a tribunais para negociá-las com aliados.


Pronto, falei!

"Acertou o governo ao vetar a desoneração da folha para 17 setores. Agora, é preciso desonerar todos, e introduzir uma alternativa para financiar a Previdência” - Marcos Cintra, ex-secretário da Receita Federal

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Coluna do Estadão

Estado de São Paulo