Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

COLUNA DO ESTADÃO

Pacote de Dino contra crime organizado sofre críticas do PT

Coluna foi publicada nesta terça-feira (03)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 03/10/2023, 10:38 h | Atualizado em 03/10/2023, 10:40
Coluna do Estadão

Estado de São Paulo



          Imagem ilustrativa da imagem Pacote de Dino contra crime organizado sofre críticas do PT
Pacote de combate ao crime organizado lançado por Flávio Dino não é considerado assertivo |  Foto: Divulgação/Governo Federal - Tom Costa/MJSP

O pacote de medidas lançado nesta segunda (02) pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para combater o crime organizado no País foi considerado por especialistas da área como genérico e pouco resolutivo diante do desafio a ser enfrentado. Não foram poucos os que disseram que o plano parece ter sido feito às pressas, no momento em que o governo Lula sofre desgaste por causa do crescimento da violência na Bahia e no Rio. Nos bastidores, líderes do PT fizeram coro às críticas, sob o argumento de que não foram chamados para a discussão do programa. Dino é até agora o nome favorito do presidente para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF).

EM CIMA DA HORA. “A impressão é a de que fizeram esse anúncio sob pressão”, afirmou Rafael Alcadipani, professor da FGV e integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. “O fato de dizerem que será apresentado um plano de metas em 60 dias sugere algo que não estava sendo pensado”.

DESILUSÃO. O deputado Sanderson (PL-RS), presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, disse estar disposto a discutir o novo programa com Dino. “Mas, sinceramente, não acredito que tenham capacidade técnica suficiente para criar um projeto de segurança pública capaz de conter a violência crescente”, afirmou ele à Coluna.

NÃO É POSSÍVEL. Dino está cada vez mais irritado com as críticas. A portas fechadas, diz que boa parte dos torpedos vem do “fogo inimigo” do PT, que quer dividir o ministério e criar a pasta de segurança.

VAMOS LÁ. Lula está “animado e falante”, de acordo com auxiliares, após a cirurgia a que foi submetido para pôr uma prótese no quadril. Tanto que já começou a planejar viagens. Por enquanto, para os outros.

FORÇA-TAREFA. O presidente escalou o vice Geraldo Alckmin (PSB) para ir amanhã à região do Amazonas, atingida por uma seca histórica. Alckmin estará acompanhado por uma comitiva de ministros, entre os quais Marina Silva (Meio Ambiente), José Múcio (Defesa) e Waldez Góes (Integração). Diante do risco de desabastecimento, o governo federal vai enviar alimentos, cestas básicas e liberar recursos do FGTS.

CAMPANHA. Conservadores escolheram Priscila Costa (PL-CE) como relatora do Estatuto do Nascituro. Grávida, ela é vista como baluarte da luta contra o aborto e vai aproveitar os holofotes para impulsionar a pré-candidatura à prefeitura de Fortaleza.

HAJA PACIÊNCIA. A oposição tentará novamente travar a pauta de votações da Câmara, nesta semana, e atrapalhar a agenda econômica do governo Lula. Líderes afirmam que será um teste para mostrar o real poder de articulação do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

NEM VEM. Presidentes de frentes parlamentares que assinaram manifesto em defesa da reforma administrativa marcaram um convescote amanhã. Querem comprar outra briga, desta vez contra o “ativismo” do STF.


          Imagem ilustrativa da imagem Pacote de Dino contra crime organizado sofre críticas do PT
CLICK - Margareth Menezes, ministra da Cultura, inaugurou o Centro de Artes e Esportes Unificados - Céu das Artes, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. |  Foto: Reprodução

Pronto, falei!

"Barroso tem razão. Numa democracia não há poderes hegemônicos. Só falta o STF adotar essa premissa” - Sérgio Rosenthal, advogado criminalista

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ:

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão, por Estado de São Paulo

ACESSAR Mais sobre o autor
Coluna do Estadão

Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo

Coluna do Estadão

Estado de São Paulo

Coluna do Estadão